Maminha em marinada de vinho

0

maminha em marinada de vinho

O grande desafio dos carnívoros como eu é encontrar sempre um jeito mais legal de saborear carne. Um tempero novo aqui, um procedimento diferente ali, e a gente vai reinventando a alegria de mastigar uma proteína. Desta vez combinei uma peça de maminha em marinada de vinho, incluindo um tempero que usamos com sucesso outro dia, o zimbro.

Ingredientes

  • 1/2kg de maminha
  • 1 cebola
  • 7 bagas de zimbro
  • 1/2 garrafa de vinho tinto seco

Como fazer

Procedimento simples: Uma peça de maminha (1,2 kg) foi marinada durante 14 horas apenas com uma cebola picada, sete bagas de zimbro levemente amassadas e meia garrafa de vinho tinto seco. Preparei no final da tarde para usar no almoço do dia seguinte. Durante este tempo virei a carne umas três vezes, para pegar o tempero por igual. Detalhe importante: Não ponha sal na marinada para não desidratar a carne.

Preparo

Na hora do almoço tirei a carne da marinada (que foi separada para fazer o molho) e sequei com uma toalha de papel. Cortei em postas de dois dedos de espessura e besuntei com azeite. Daí foi para uma frigideira de fundo grosso que já esperava muito quente. Uns três minutos de cada lado da carne e sal depois dela estar selada.

Como a maminha é uma carne magra, em hipótese nenhuma pode ser servida bem passada. É preciso que mantenha os seus sucos para que fique macia. E isso significa uma carne pelo menos rosada no seu interior. Mais passada do que isto teremos apenas um bloco de fibras sem gosto e com textura demasiado firme.

Depois de preparadas todas as postas, uma colher de manteiga e um pouco de azeite (para não queimar a manteiga) entraram na frigideira. Logo mais a cebola picada da marinada chegou para refogar até quase dourar. Neste ponto veio o vinho da marinada que ficou até reduzir pela metade. Resultado: Temos um belo e saboroso molho para acompanhar a carne. Só mais um pouco de salsinha picada por cima para dar alegria e frescor.

Batatas

Para acompanhar cortamos batatas miúdas em rodelas, sem tirar a casca. Lavamos e secamos com um pano. Temperamos com alecrim seco e páprica defumada, além de um fio de azeite, só para untar. Levamos para uma fritadeira Air Fryer (sem óleo) por 30 minutos. Sal só quando ficaram prontas. Aqui temos receita de batata rústica.

Resumo da obra: carne suculenta com o sabor forte do zimbro e o toque especial do vinho e as batatas crocantes e com a presença marcante da páprica. Um espetáculo para carnívoros.

Gostou desta receita? Que tal salvá-la no Pinterest.

maminha-marinada-vinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui