Smoothie de banana com cacau passo a passo

0
smoothie cacau banana aveia
Foto da @gabigarciacera

A velha e boa batida de fruta, ou ainda a tradicional “vitamina”, ganhou sotaque estrangeiro para virar smoothie. Mas tudo bem. O que importa é continua sendo saudável e gostoso. Este que fizemos aqui, além de tudo, é sem lactose e feito com leite de aveia. Caprichamos nos ingredientes, todos naturais e orgânicos.

Ah, e por mais que pareça complicado, é bem fácil de fazer, inclusive o próprio leite de aveia.

Antes da receita, um parêntese. Fazer este smoothie com produção de vídeo e foto foi muito divertido em uma empreitada coletiva. Recebemos os dois jovens designers @gabigarciacera e  @creativepihapows, para conversar e praticar produção de foto e vídeo de comida. Felipe nas imagens de vídeo e Gabriela nas fotos still e a gente – Gastão e Soninha – cozinhando e ajudando nas produções de cenas. Sem trocadilhos, foi um dia delicioso…

Receita smoothie banana cacau

Leite de aveia

Fazer seu próprio leite de aveia  tem muitas vantagens. A primeira é que sai muito mais barato do que comprar um industrializado. A segunda é justamente o fato de não ser industrializado. A terceira é que você tem controle sobre a qualidade. E não requer prática nem habilidade para fazer.

A maior dificuldade é que precisa de tempo para deixar a aveia de molho hidratando. Mas não façamos disto um impedimento, né?

Para fazer um litro de leite de aveia você vai precisar de uma xícara de aveia em flocos, procure comprar a aveia, de preferência, numa loja em que a procedência dos produtos seja conhecida, de produção orgânica e sem aditivos e agrotóxicos.

Coloque a aveia de molho em água por pelo menos duas horas. A gente costuma deixar de um dia para o outro na geladeira. Depois escorra em uma peneira fina. Vai sair um líquido viscoso que a gente despreza, pois deixaria o leite muito pesado.Coloque a aveia escorrida no liquidificador com água gelada. Sim, água gelada ou alguns cubos de gelo vão impedir que o leite fique muito grosso, viscoso até. A seu critério “tempere” com um pouco de extrato natural de baunilha. Bata no liquidificador por uns dois minutos. Penere novamente e guarde o leite em uma garrafa de vidro. Dura uns três dias na geladeira, mas você precisa agitar antes de usar porque parte da aveia vai decantar.

O smoothie

smoothie chocolate aveia
Foto da @gabigarciacera

Com o leite pronto, fazer o smoothie é só alegria.

No nosso caso usamos a mais tradicional das receitas: banana com cacau.

Não tem mistério: no liquidificador vai uma banana, uma colher de sopa de cacau em pó (prefira o natural), um bom copo do leite de aveia. Bata por um minuto e pronto!

Teremos uma bebida leve, nutritiva, cheia de fibras e vitaminas e que não “pesa” na digestão. O que pode ser melhor?

Ah, se você quiser, pode fazer a receita smoothie banana cacau variando a fruta com maçã descascada, ou mesmo fazer um mix de banana com maçã, que fica uma delícia.

smoothie banana cacau leite aveia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui