Pão de batata com alecrim fácil de fazer

0

Pao de batata e alecrim

Que tal aprender a fazer um pão de batata com alecrim e encher a casa de alegria?

O pão nosso de cada dia é cada vez mais caseiro. Claro que, quando o ritmo acelera, temos duas padarias que nos abastecem muito bem. Mas o bom mesmo é encher a casa com cheiro de pão.

Esta receita há algum tempo estava separada para ser testada. Valeu a pena. Vale o trabalho de amassar um tempão. O pão tem um sabor incrível e, de alguma forma, é fácil. Importante ressaltar que o segredo de um bom pão é seguir à risca as medidas da receita. Quando o assunto é pão as alterações não costumam funcionar muito bem.

Pao de batata e alecrim

Receita de Julice Vaz

  • 990 gr de farinha de trigo
  • 22 gr de sal
  • 20 gr de fermento biológico seco
  • 590 ml de água
  • 20gr de açúcar
  • 140 gr de batata
  • 1 colher (sopa)
  • punhado de folhas de alecrim fresco ao seu gosto

Comece cozinhando as batatas. Pode cozinhar com casca e tudo. Quando estiverem macias, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco, descasque e passe pelo espremedor. Reserve.

Numa tigela grande, junte a farinha o fermento e o açúcar, a batata e o sal. misture tudo e faça um buraco no meio. Vá adicionando a água aos poucos. Misture até obter uma massa macia. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e sove por uns quinze minutos, até que ela fique lisa e elástica e desgrude das mãos. Acrescente o alecrim e misture. Coloque a massa numa tigela untada com um pouco de azeite e cubra com um pano de prato para não ressecar. Deixe-a descansar até dobrar de volume (aproximadamente duas horas).

Quando a massa dobrar de volume, tire-a da tigela e dobre-a, ou sove-a rapidamente, até que ela volte ao tamanho inicial. Divide a massa em cinco partes iguais e faça bolas. Unte uma assadeira com óleo e acomode as massas, com espaço entre elas para que possam crescer. Cubra novamente com um pano, para não ressecar e, quando as massas tiverem dobrado de tamanho, asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 min, ou até que os pães estejam levemente dourados.

O resultado é um pão leve e crocante por fora e com sabor delicado. O alecrim solta o seu perfume, como faz na focaccia, e surpreende com o seu sabor. Fica delicioso para compor um bom sanduíche, mas fica bem servido com uma boa manteiga.

Bora fazer pão?

pao-batata-alecrim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui