Bolo de aniversário colorido com pão de ló básico

1

 

Acreditamos que nada é mais afetivo que fazer uma festa com o nosso jeito, com as comidas e doces que fazemos, dentro dos critérios de qualidade que definimos.

Cada vez que faço um bolo, especialmente se for de aniversário, aprendo um monte. Desde técnicas, às experimentações de sabores.

Não somos cozinheiros profissionais, aliás temos o maior respeito por eles. Tampouco sou confeiteira. Por isso, o critério é sempre o sabor. Quando fica também bonito, melhor.

Sempre fazemos, é quase uma tradição familiar, o pão de ló clássico com ovos, farinha e açúcar. O detalhe é que sempre fazia uma massa por vez. Pesquisando aqui e ali na internet, descobri que podia fazer uma só massa, assada numa forma alta de 20cm de diâmetro. E não é que funcionou perfeitamente? Uma maravilha: um bolo cortado em dois ou três para colocar o recheio, e que fica lindo depois de confeitado. Já fiz até a receita com algumas alterações de sabor, mas isso fica pra outra vez.

Para esse pão de ló, o principal acessório é uma batedeira.

Receita

  • 8 ovos
  • 245 g de farinha de trigo sem fermento
  • 245 g de açúcar

Antes de tudo separe os ingredientes, peneirando a farinha e o açúcar (cada um na sua respectiva tigela). Prepare a forma: unte o fundo. Forre com um círculo de papel manteiga também untado. Não precisa untar as laterais da forma. Isso vai ajudar pra que o bolo, depois de pronto não encolha.

Coloque os ovos, claras e gemas, na batedeira e deixe batendo por uns cinco minutos. Vai ficar bem fofo e dobrar de tamanho. Se precisar, deixe bater um pouco mais de tempo. Quando estiver neste ponto, chegou a hora de acrescentar o açúcar. Ainda com a batedeira ligada vá incorporando o açúcar com delicadeza, uma colher por vez, bem aos poucos. Quando terminar deixe bater por 10 minutos. A mistura continuará bem fofa.

Passado este tempo chegou a hora de incorporar a farinha. Esta parte não é feita na batedeira. Acrescente um pouco de farinha e vá mexendo com um fouet. Sempre fazendo movimentos delicados, mexendo de baixo para cima. Repita esta operação até acabar a farinha. Transfira a mistura para forma e leve ao forno pré aquecido 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou quando fizer o teste do palito e ele sair sequinho.

Enfeites e recheio

Depois é só esperar esfriar, passar uma faquinha nas laterais da forma pra ele soltar e, voilà! Invente o seu bolo.

O bolo da foto foi recheado com beijinho de coco, o doce preferido da aniversariante. Como o recheio pode ser mais cremoso, quando chegou ao ponto do docinho, tipo brigadeiro,  solta do fundo, acrescentei leite para ele amolecer. Ficou delícia!

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui