Você sabe o que é Mise en place?

0

Muita gente se atrapalha na hora de cozinhar e, por conta disso, desiste de se aventurar na cozinha. A dica de hoje é para facilitar a sua vida na hora de fazer aquela comidinha deliciosa.

Você sabia que uma das coisas que mais ajuda na hora de cozinhar é fazer um bom mise en place? Quem nunca viu vídeos, como os do Jamie Oliver, falando que pode-se fazer uma refeição em trinta, ou mesmo, quinze minutos? O segredo está na organização dos ingredientes e do espaço onde você vai cozinhar.

Mise en place  é uma expressão em francês, que quer dizer (literalmente) “posta no lugar”. Isso significa organizar todos os ingredientes e detalhes de uma receita, antes de começar. Isso facilita a vida na hora da execução, evita erros e esquecimento de ingredientes. Afinal, nada é pior do que descobrir que falta um ingrediente depois de começar a fazer um preparo, não é mesmo?

Na hora de fazer o seu mise en place, depois de separar os ingredientes, vale fazer todos os cortes e deixar tudo separadinho e pronto para começar a cozinhar. É incrível o tempo que ganhamos com esta ação. Em alguns casos há o pré preparo de elementos da receita, como por exemplo a elaboração de um caldo base  para um risoto ou sopa, que exige maior tempo de cozimento. Seriam muitos exemplos como este.

Quando o preparo envolve uma receita que precisa ser seguida à risca, leia tudo e organize a cozinha antes de começar, inclusive pesando e porcionando todos os elementos da receita. Isso elimina surpresas ruins, acredite.

Nos restaurantes, boa parte da função da cozinha é a preparação do mise en place: Fazer os cortes de forma adequada, separar as porções exatas de cada prato… Enfim, deixar tudo pronto para que o cozinheiro prepare o prato rapidamente quando ocorrer o pedido do cliente.

Aqui em casa temos o hábito de separar tudo em potinhos organizados na bancada ao lado do fogão. Isso ajuda a organizar a cozinha, pois já vamos lavando a louça, e deixa todos os ingredientes à mão.

Essa é uma prática que acompanha profissionais da área. Imagina cortar a cebola na hora da correria do atendimento. Se vale para el@s vale pra gente também.

Organize-se e seja feliz.  Cozinhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui