Massa com molho de aliche e espinafre

0

Esta é uma receita captada de um programa de TV, daquelas que pega a gente desprevenido e planta uma curiosidade. Poderia ser “só” uma massa, mas a gente percebe que tem alguma coisa a mais, capaz de surpreender quando chega ao prato.

A apresentadora do programa Refeições de 30 Minutos, do Food Network, fez mais ou menos o seguinte (claro que já tem minhas adaptações e o que a memória guardou): num pilão fez uma pasta com um dente de alho grande, um pouco de sal (para ajudar a amassar o alho) e uma porção de aliche (usei 2/3 de uma latinha de 50g).

Esta pastinha foi refogada numa frigideira com o fundo generosamente coberto de azeite de oliva extra virgem dos bons. Coisa rápida, mas suficiente para encher a cozinha de perfume. E logo entrei com as folhas de um maço de espinafre rasgadas grosseiramente. O enorme volume das folhas logo murcha e a gente pode ver a mistura bonita do espinafre com a pasta de aliche e alho.

Neste ponto a gente coloca na mistura farinha de rosca, para ligar as coisas e absorver um pouco do azeite que está solto na frigideira. Neste ponto se entra com a massa que deveria estar sendo cozida em outra panela e já deve estar al dente. Um pouquinho da água do cozimento da massa ajuda a ligar os ingredientes. Se precisar, use mais um pouco de farinha de rosca que vai ajudar o molho a grudar na massa com todo o seu sabor.

Usamos um fusili (parafuso), mas pode ser penne ou farfalhe, a seu gosto. Para 2 pessoas 150g desta massa é mais que suficiente.

Massa sem queijo ralado? Olha, acho que um parmesão e sua personalidade salgada pode causar briga com o aliche. Quem não abre mão do queijo, use um queijo mais leve.

Anchova assada

Esta massa se sustenta por conta própria na mesa, mas como a gente gosta de uma proteína a mais, servimos junto com uma anchova assada. O peixeiro nos entregou ela fresquinha, limpa e aberta. Só nos coube temperar com sal, ervas, pimenta do reino e suco de limão. Antes de ir para o forno colocamos umas rodelas de limão siciliano sobre o peixe, algumas alcaparras e uma boa regada de azeite. Não precisou mais do que 20 minutos de forno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui