Sanduíche de pão de aveia e bifes paillard

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

pao_aveia_sanduba

Nem só de hambúrguer se faz sanduíche! Num mundo em que os bolos de carne gourmetizados dominam a cena, um sanduíche com um simples paillard, aquele bife bem fininho em um pão de aveia feito em casa parece coisa do outro mundo. De um mundo muito melhor!

Claro que tudo começou com o pão.

Receita do pão

– 400g de farinha de trigo

– 100g de aveia em flocos (comprei aveia em flocos pouco processada e eu fiz uma farinha mais grossa pulsando algumas vezes no processador).

– 50 g de manteiga (neste receita nem usei, coloquei um fio de azeite de oliva)

– 12g de sal

13g de fermento fresco (usei um pacotinho de fermento seco)

350 ml de água morna.

Comece fazendo o que chamamos de coroa. Coloque num montinho a farinha, a aveia, o sal de um lado e o fermento do outro. Abra uma cavidade no centro e, aos poucos acrescente a água e vá misturando com os ingredientes. Caso precise, acrescente um pouco mais de farinha para dar o ponto na massa.

Amasse bem. Em seguida achate um pouco a massa fazendo um disco. Coloque a manteiga amolecida (se preferir use um fio de azeite) e continue amassando até que a gordura seja totalmente incorporada e a massa fique macia e lisa.

Coloque a massa num recipiente, cubra com um pano de prato e deixe descansar por uma hora, aproximadamente, ou até a massa dobrar de tamanho.

Por fim, amasse levemente a massa e a separe em pequenos pedaços. Em seguida faça as bolinhas. Coloque numa assadeira enfarinhada e deixe crescer novamente, até dobrar de tamanho.

Caso queira um pão mais dourado, misture uma gema com um pouco de leite e pincele sobre os pães.  Asse em forno aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos.

Para deixar o pão crocante, borrife água dentro do forno no início do cozimento. O vapor gerado ajudará a formar a casquinha crocante.

Prepare os bifes

Quando os pãezinhos saíram do forno começou a busca do acompanhamento perfeito. Antes de tudo era preciso considerar que o pão era a estrela, fresquinho e com casquinha crocante. Tudo de bom.

Pegamos um amplo bife de coxão mole e deixamos muito fininho batendo com um martelo de carne. Cortamos em pedaços do tamanho dos pães e numa tigela temperamos com sal, pimenta e azeite de oliva. Na frigideira bem quente passamos os bifinhos num verdadeiro vapt-vupt, que por serem muito finos ficariam estorricados muito facilmente, e a gente os queria suculentos.

Montagem

Abrimos os pães e fizemos uma base delicada com manteiga de ervas. Logo a seguir uns três ou quatro bifinhos, uma fatia de queijo prato e fatias fininhas de tomate.

Nada mais! Só sabor.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*