Muffins com Framboesas sem glúten

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

MuffinsFramboesa

Era pra ser só uma reunião de trabalho. Para nós foi também um momento  receber pessoas com quem nos vinculamos afetiva e profissionalmente, o que requer atenção e cuidado. Aliás, cuidado é uma palavra que cai bem em tempos de tanta intolerância e pouca reciprocidade.

Sobre o cuidado poderíamos escrever verdadeiros tratados, mas não caberia fazê-lo. Afinal não temos a intenção de dizer a ninguém como tem que ser. O máximo que podemos fazer é mostrar ou contar sobre as coisas que nos interessam. E, as coisas que queremos sempre melhorar, como disse o poeta (Manoel de Barros): “Repetir, repetir — até ficar diferente. Repetir é um dom do estilo.”

Entre nossos convidados tínhamos intolerantes ao glúten e uma alérgica a proteína do leite. Nosso desafio foi compor um cardápio gostoso sem estes ingredientes.

É incrível como o desafio de substituir ingredientes e adaptar receitas nos faz pensar sobre o nosso modo de vida e as coisas que comemos. Nestas situações entendemos as dificuldades que estas pessoas vivem diariamente. Por essa e outras razões compartilhamos as receitas adaptadas.

Nos muffins com framboesas substituímos a farinha de trigo por fécula de batata e a manteiga por gordura de coco. Ficou sensacional! Apesar de ter um gosto marcante a gordura de coco não escondeu o gosto da farinha de amêndoas, o que era um receio que eu tinha. Os muffins ficam leves e super saborosos. Valem cada mordida.

MuffinsFramboesa-4

Vamos a receita:

– 1 xícara de farinha de amêndoa

– 1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado, mais um pouco para polvilhar

– 1/3 de xícara de fécula de batata ou farinha de arroz

– 1/2 colher de chá de sal

– 1/2 xícara de gordura de coco

– 5 claras batidas em picos leves

– framboesas frescas ou congeladas (usamos congeladas)

Preaqueça o forno a 180º C . Unte forminhas de muffins ou cupcakes com gordura de coco ou óleo vegetal.

Numa tigela misture a farinha de amêndoa, o açúcar de confeiteiro, o sal e a fécula de batata. Em seguida acrescente a gordura de coco derretida. Misture tudo.

A parte bata as claras. Com uma espátula misture devagar as claras batidas com a massa. Acrescente as framboesas e mexa devagar (eu gosto de colocar as framboesas depois de colocar a massa nas forminhas. Como a framboesa congelada não é muito doce polvilhei nelas um pouquinho de açúcar de confeiteiro).

Em seguida divida a massa nas forminhas e leve ao forno aquecido para assar por aproximadamente 25 min. ou até que fiquem dourados.

O cheiro invade a casa e deixa todo mundo com água na boca.

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*