Focaccia de sardinha

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Focaccia

Tudo começou com uma vontade de fazer uma janta gostosa a partir da ideia de fazer uma focaccia. Um pão leve e aromático aproveitando os ingredientes que tivéssemos na despensa. Na falta do alecrim fresco, por exemplo, veio a improvisação: resolver o sabor com sardinha, cebola levemente dourada e tomates frescos. E ficou muito bom!

Já mostramos a receita aqui. Mas nunca é demais repetir. A partir de uma massa básica com água, fermento, farinha e azeite é possível fazer este pão incrível.

Para a massa:

– 500 gr de farinha

– 1 colher (chá) de sal

– colher (chá) de açúcar

– 15 g de fermento fresco

– 250 ml de água morna

– aproximadamente 4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Focaccia2

Primeiro coloquei o fermento num pouco da água morna, assim ele já começou a fermentar. Numa vasilha, coloquei quase toda a farinha e os demais ingredientes, acrescentei o fermento e, aos poucos, a água.  Caso necessário coloque um pouco mais de água. A massa deve desgrudar das mãos e ficar bem lisa. Depois de misturar os ingredientes o melhor é sovar a massa numa superfície lisa.

Quando a massa chegar ao ponto (deve ficar bem elástica e lisa) deixe descansar num lugar sem corrente de ar por uma hora ou até dobrar de tamanho .

Passado este tempo abra a massa, um rolo ajuda, e passe para uma forma retangular. Deixe crescer novamente. Depois disto, pressione levemente com os dedos para fazer os furinhos.

Enquanto a massa crescia refoguei no azeite duas cebolas pequenas fatiadas e temperadas com uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Quando a cebola amoleceu , acrescentei uma lata de sardinha (sem o óleo), sem mexer muito para que não esfarelasse.

Quando a focaccia estava bem crescida coloquei o recheio sobre ela e acrescentei tomate cereja. Levei ao forno médio (já aquecido!) e deixei assar por aproximadamente 25 min. Avalie a cor, deve ficar dourada, mas não muito ressecada.

Depois é só se deliciar.

 

One Comment

  1. Adorei esta receita, vou fazer mais vezes!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*