Fraldinha marinada em zimbro e vinho tinto

0

Fraldinha_Zimbro

É incrível o que uma simples especiaria pode fazer em um pedaço de carne. Usando bagas de zimbro elevamos um corte de fraldinha (ou vazio, como chamam mais para o sul do Brasil) a um patamar de sabor incrível. E assim temos hoje fraldinha marinada em zimbro e vinho tinto.

Primeiro cortamos a fraldinha em postas de uns quatro dedos de espessura, no sentido da fibra, com cuidado de retirar o excesso de gorduras da ponta mais grossa, a cabeça da fraldinha. Depois colocamos a carne em uma marinada muito simples: uma colher de bagas de zimbro levemente amassadas e vinho tinto seco. Deixamos na geladeira por umas oito horas.

Fraldinha-3

Depois secamos cada pedaço com papel toalha e temperamos com sal e pimenta do reino. Sim, o sal não entrou na marinada para não desidratar a carne. Besuntamos com um pouquinho de azeite e levamos para uma grelha muito quente. Em média, dois minutos de cada lado são suficientes para deixar a carne no ponto. E o ponto da fraldinha é quase malpassado, com a parte central bem rosada. Lembre-se que este é um corte fibroso e que se cozer demais vai ficar um verdadeiro chiclete na sua boca.

Para servir, fatie os pedaços no sentido diagonal às fibras e delicie-se.

Fraldinha-2

Acompanhamento

Para acompanhar fizemos um belo purê de batatas. Picamos 4 batatas rosas (asterix) e uma batata baroa grande. Cozinhamos no micro-ondas por sete minutos, até ficar bem macio. Colocamos a batata num processador e acrescentamos um ovo, sal, uma colher de mostarda escura, duas colheres de creme de leite (nata fresca) e batemos até virar um creme. Como queríamos um purê mais molinho, juntamos ainda um pouco de leite para achar o ponto desejado.

A combinação foi sublime. O zimbro dá à carne um perfume e um sabor intenso e marcante, que contrasta na textura e no sabor com a leveza e o adocicado que a batata baroa empresta ao purê. Uma refeição de luxo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui