Batatas provençais

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Batata provençal
Todo bom prato, especialmente de carnes e frutos do mar, requer uma boa guarnição. Batatas são sempre um ótimo acompanhamento, e entre as milhares de forma de servi-la a “batata provençal”, é um clássico versátil e imbatível. Além de tudo é simples de preparar.

Quando se tem aquelas batatas miúdas é sensacional, mas nada impede que se use batatas “normais” cortadas em pedaços, como estas aí da foto. Se o cozinheiro quiser investir na aparência também pode usar um boleador e fazer bolinhas elegantes. Vale tudo.

As batatas (usamos no caso a variedade asterix, ou rosa) cortadas em pedaços de uns 4 cm de diâmetro foram cozidas no vapor por 15 minutos (mas vale cozer no micro-ondas ou cozinhar em água), até ficarem macias, mas ainda firmes. Depois foram para uma frigideira com manteiga bem quente e um fio de azeite (para não queimar a manteiga) até ficarem douradas em todos os lados. Usamos três batatas médias descascadas.

Aí polvilhamos com sal e pimenta do reino(use a seu critério) e um tanto de farinha de rosca. Salteia a frigideira para que a farinha grude nas batatas em todos os lados e logo jogue um bom punhado de salsinha, também cuidando para que adira às batatas uniformemente.

Pronto! Já temos um belo acompanhamento para bifes, peixes e frangos.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*