Linguiças assadas com tomates ao modo Jamie Oliver

1

Linguiça

Programas do Jamie Oliver sempre são inspiradores para quem gosta de comida de sabor marcante e com um modo de preparo quase rústico. Para fazer linguiças assadas com tomates e cebolas eu me baseei numa receita dele. Só que o chef inglês a executou num pátio ensolarado ao lado de uma horta em que colhia as ervas para temperar na hora e à beira de um forno a lenha centenário e maravilhoso. Aqui na nossa cozinha de poucos metros quadrados a gente se vira com o que um apartamento permite, mas não fugimos da tarefa de fazer coisas gostosas, ainda que adaptadas.

Legal que a receita tem poucos ingredientes:

– 5 tomates maduros

– 2 cebolas pequenas

– 3 dentes de alho

– 5 linguiças de pernil

– manjericão fresco

– sal e ervas secas (tomilho, alecrim, manjerona)

– pimenta do reino

– azeite de oliva

Linguiça-2

O preparo, bem ao estilo Oliver, é simplíssimo. Primeiro untamos uma forma com azeite e colocamos os tomates, mas primeiro cortamos uma “tampinha” no fruto para ele ficar em pé. Levamos ao forno em fogo alto, já pré-aquecido, por uns dez minutos. Depois juntamos as linguiças, as cebolas cortadas em 4 pedaços cada, os dentes de alho esmagados, temperamos tudo com as ervas e sal e regamos com um pouco de azeite de oliva (não precisa muito, não).

De volta ao forno, deixa-se em torno de meia hora e viram-se as linguiças. Mais meia hora e tudo estará prontinho para a comilança. Optamos atacar apenas munidos de pãezinhos frescos. Tipo fazer um sanduba mesmo! Imagina o pão com a cebola adocicada se desfazendo, o tomate espalhando seu suco e a linguiça com a força de seu sabor. Cada dentada é uma festa!

Simples, gostosa e barata. É assim que deve ser a comida do dia-a-dia. Grato, Jamie Oliver.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá pessoal,

    Parabéns pelo post! Já fiz essa receita umas dez vezes, desde que assisti a este episódio do Jamie Oliver há uns 2 ou 3 anos, e sempre fica muito bom! Gosto muito de colocar uma cabeça inteira de alho, com casca e tudo. Os dentes de alho ficam bem docinhos e dá pra comer numa boa… também já inventei com pimentão, cenoura, batatas e bacon… sempre fica muito bom!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui