Scones para o café da tarde

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Scones

Outro dia mexendo nas minhas receitas topei com esta que há tempos não fazia:  scones. Os scones são pãezinhos da tradição inglesa. Podem ser doces ou salgados. Existem inúmeras receitas com variações desta guloseima. O que eles têm de bom? São incrivelmente fáceis e rápidos de fazer. E hoje resolvi fazê-los pra matar a saudade.

Em meia hora de trabalho, incluindo o tempo de assar, eles estavam prontos e deixaram a casa com delicioso cheirinho. Eles podem ser incrementados com uvas passas, mirtilos frescos (bem sequinhos!) ou o que a sua imaginação mandar. Usei cerejas desidratadas.

Scones

Quer fazer? Junte os ingredientes:

– 2 1/2 xícaras de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de açúcar (usei um orgânico)

– 4 colheres de sopa (rasas) de fermento químico em pó

– 5 colheres de sopa de manteiga

– 1 pitada de sal

– 1 ovo batido

– 3/4 de xícara de leite

-1/2 xícara de passas

Scones

Comece aquecendo o forno em temperatura média/alta.

Numa tigela peneire a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente a manteiga em pedaços e misture com as mãos até que a manteiga fique totalmente incorporada.

Adicione o ovo batido e o leite. Mexa rapidamente com movimentos suaves até não ver mais farinha. Caso necessário adicione um pouco mais de farinha.

Coloque a massa numa superfície de trabalho e acrescente as passas. Sove-a gentilmente, repetindo este movimento por doze vezes.

Corte a massa em dois pedaços e pressione cada um deles até achatá-los na espessura desejada (aproximadamente 1,5 cm). Para ser mais prático usei um rolo de abrir massa. Meus scones ficaram mais fininhos, mas isso vai depender do gosto de cada um. Eles devem ficar fofinhos por dentro.

Depois de abrir a massa corte em círculos pequenos (hoje usei cortador no formato de flor para fazer uma graça!). Caso não tenha cortador use um copo ou faça-o no formato de pizza e corte em pedaços triangulares.

Scones

Coloque os pedaços numa assadeira untada. Como eles vão crescer não coloque-os muito próximos. Pincele com uma mistura de ovo batido e leite para dar cor e brilho (não fiz isso hoje) e leve-os ao forno já aquecido por aproximadamente 12 minutos, ou até ficarem dourados.

Depois que esfriarem delicie-se. Ficam ótimos acompanhados por uma geleia gostosa ou mesmo um queijo cremoso.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*