Crumble de frutas e amêndoas

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

 

Crumble Frutas

Já postamos receita de crumble. Mas o fato é que esta é uma sobremesa tão fácil e tão básica, que pode ser feita rapidamente na hora que se tem vontade de comer um doce. Foi assim que fiz este crumble aproveitando as frutas que tinha à mão e incrementando com amêndoas.

Vou passar uma receita com medidas, mas a verdade é  que se faz uma mistura equilibrando a farinha com o açúcar e a manteiga. Acrescentei amêndoa triturada sobre as frutas e em lascas sobre a farofa para acentuar o crocante. Ficou uma delícia de se comer às colheradas.

Quem quiser sofisticar, basta servi-lo quente com uma colherada de iogurte ou creme chantilly.

CrumbleFrutas-5

 

Receita

220 g de farinha de trigo sem fermento (coloquei 1/3 de farinha de amêndoa)

120 g de manteiga

90 g de açúcar orgânico

pitada de sal

Crumble Frutas

Recheio

400 g de frutas da estação (usei maçã, banana e uma porção de mirtilos – que tinha congelado) cortadas em pedaços não muito grandes (cortei em cubos).

3 colheres de açúcar (embora tenha usado menos fruta, coloquei a mesma quantidade de açúcar e ficou bom).

Coloque todos os ingredientes da farofa num processador de alimentos e triture até ficar parecendo migalha de pão (é possível fazer isso na batedeira ou mesmo à mão – apenas esfregue a mistura entre as mãos).

Ponha as frutas numa travessa rasa que possa ir ao forno e polvilhe com o açúcar.

Espalhe o crumble sobre as frutas preparadas. Sacuda um pouco a travessa e asse no forno a 200º C por cerca de 30 min. ou até que a superfície esteja uniforme e dourada. (Se começar a escurecer as bordas diminua a temperatura do forno).

Crumble Frutas

Eita coisa boa!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*