Petit gâteau de chocolate

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Petit gâteau de chocolate

Uma das sobremesas mais glamourosas e fáceis de fazer que conheço é o petit gâteau. Adoro fazê-lo pois é sucesso garantido. Este eu fiz como sobremesa para um almoço do tipo ” testando receitas”. Como os convidados eram cobaias para a prova do almoço, a sobremesa precisava ser garantida.

Das dicas possíveis sobre o doce só posso dizer que  usar bom chocolate é fundamental. Usei um chocolate belga 55% de cacau. Como o bolinho assa muito rápido, para garantir que o miolo fique cremoso, normalmente faço antes e deixo na geladeira, levando-o direto para o forno já aquecido. Pode até colocá-lo um pouco no congelador. Usei forminhas  baixas o que exige que a atenção sobre o tempo redobre. Os primeiros ficaram mais cremosos. O modelo da foto ficou um minuto a mais e quase passou.

Tenho várias receitas que medem os ovos também por peso, como deve ser na confeitaria, mas usei esta que encontrei na Revista Gula nº 173 e que converteu em quantidades. Funciona bem mas não use um ovo muito grande.

Petit gâteau (receita de Marc Gonzales)

– 3 ovos

– 2 gemas de ovos

-100 g de açúcar

-200 g de chocolate

-100 g de manteiga

-70 g de farinha de trigo peneirada

Manteiga para untar as forminhas e farinha para polvilhar nelas.

 

Bata os ovos na batedeira com as gemas e o açúcar até obter uma mistura firme  e clara. Reserve.

Derreta o chocolate (fiz isso em banho-maria) junto com a manteiga. Em hipótese alguma deixe cair água nele! Retire do calor.

Incorpore a farinha e os ovos batidos, misturando com uma espátula para obter uma massa homogênea.

Neste ponto coloco nas forminhas untadas (sem enchê-las totalmente) já untadas e levemente polvilhadas com farinha e levo à geladeira por pelo menos uma hora.

Antes de servir pré aqueço o forno a uma temperatura de 200 ºC.

Asse por seis minutos (depende do volume das forminhas, mas normalmente este tempo é suficiente).

O bolinho estará no ponto certo quando a borda estiver assada e firme, e o centro, quando, levemente pressionado, apresentar uma textura cremosa.

Desenforme quente e sirva. Pode ser acompanhado de sorvete.

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*