Arroz com bacalhau

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Arroz com bacalhau

Arroz com bacalhau não é risoto. É um prato tradicional da comida caseira tradicional portuguesa que, neste caso, nos foi fornecida pela Maria Amália Borges, já que toda vez que a encontramos acabamos falando de comida. E ela sempre tem uma boa dica.

Para este prato podemos usar o bacalhau em lascas, mas econômico do que as postas de lombo e disponível na maioria dos supermercados. Mas o processo de desalgamento segue a mesma regra: pelo menos dois dias em água gelada, trocando de água muitas vezes. Para preparar, além de arroz precisamos apenas de cebolas, alho, salsinha e algumas azeitonas pretas.

Bacalhau

Primeiro uma porção generosa de azeite na panela onde se refoga cebola em fatias fininhas e alho picadinho. Usamos uma cebola grande e dois dentes de  alho pequenos. Mas não é para dourar a cebola, só amolecer! Aí vem o bacalhau (usamos o conteúdo de uma bandejinha, cerca de 300g) que também dá uma refogada. Tempera-se com pimenta do reino moída.

Depois foi só acrescentar o arroz (uma xícara), adicionar duas xícaras de água e esperar o arroz ficar no ponto. Dependendo de como estiver de sal o bacalhau, faça uma correção com um pouco mais de sal. Para finalizar uma boa porção de azeitonas pretas sem caroço (podem ser picada em pedaços grandes) e um bom e cheiroso punhado de salsinha.

Tudo muito simples e saboroso.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*