Suflê de morangos – A receita deste Outubro Rosa

0

Natureza

E lá vamos nós, como nossa modesta participação no importante e tradicional Outubro Rosa. A luta contra o câncer, qualquer câncer, e a solidariedade a quem enfrenta a doença, são um gesto a ser disseminado. Uma simples “receita rosa” é o nosso jeito de dizer que câncer tem cura e pode ser prevenido. Mas temos certeza que a melhor prevenção é fazer tudo para ser feliz. E este “ser feliz” pode até ser saborear um singelo suflê de morangos. Suflê de morangos – A receita deste Outubro Rosa!

Pegamos esta receita do livro Le Cordon Bleu – Todas as técnicas de culinária e fizemos algumas adaptações. Apesar de ter alguns passos não é muito complicada, e o efeito visual e de sabor vai impressionar.

São basicamente três etapas: a preparação de um purê de morangos, de um merengue italiano, um chantily e a montagem. Não tem mistério. Até porque este suflê é gelado e não tem perigo de desandar.

Purê de frutas

É a etapa mais simples: basta bater uma caixinha de morangos bem lavados e sem as folhas no liquidificador. Fica um purê muito vermelho. Vamos usar cerca de 300ml deste purê para fazer o suflê.

Chantily

Para fazer o creme chantilly basta bater uma pote de nata fresca bem gelado até ele atingir o ponto firme. Só isto.

Merengue italiano

Primeiro há que fazer uma calda de água e açúcar em ponto de fio. Para fazer 400g de merengue usamos três claras batidas em neve. E depois fomos adicionando a calda quente em fio constante até o merengue ficar firme.

Montagem

Agora vamos realizar o milagre da junção dos ingredientes. Mas primeiro vamos usar potinhos individuais (os chamados ramequins) e fazer uma cinta em torno deles com papel manteiga, passando uns dois dedos acima da borda. Cole o papel com fita adesiva. Depois é só juntar lentamente o merengue (400g) com o purê de morango (350ml) e então entrar com o chantilly (400g).

Encha os potinhos além da borda, até o fim do papel. A ideia é que o suflê “saia” do pote para exibir a sua leveza e ter um visual bonito. Alise a superfície com uma faca ou espátula aquecidos em água quente para deixar bem lisinho.

Para adquirir firmeza rapidamente leve ao congelador por uma hora, depois pode ir para a geladeira. Depois é só retirar cuidadosamente o papel e inventar uma decoração bacana.

A vida não fica mais cor-de-rosa com uma delícia destas?

Saúde!

MAIS RECEITAS PARA O OUTUBRO ROSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui