Pão de ló Vitória com morangos em calda de balsâmico e limoncello e creme de mascarpone

1

Bolo morango lomoncello mascarpone

Há três anos já éramos familiarizados com os blogs, mas desconhecíamos totalmente o universo food blogs. Aprendemos muito. Três anos depois já conhecemos, mesmo que virtualmente, um bocado de gente. Neste universo dos blogs, alguns nos inspiram com boas notícias e boas comidas, outros cultivam a arrogância de achar que sabem mais que todos e, outros ainda, menos inspirados, gostam de copiar conteúdos e fotografias alheias. Mas cá estamos e continuamos motivados a compartilhar o que fazemos. E desta vez fizemos um extraordinário Pão de ló Vitória com morangos em calda de balsâmico e limoncello e creme de mascarpone.

Bolo morango balsamico limoncelloHoje é dia de alegria. Claro que não podia faltar bolo.

A receita escolhida é relativamente fácil. Toda a sofisticação dela está nos ingredientes. Como hoje é festa, nos permitimos algum glamour. O bolo é um clássico britânico chamado de sanduíche de pão de ló Vitória. Originalmente são dois bolos redondos, pequenos, com creme e com frutas ou geleia.

Usei a receita de bolo do Jamie Oliver, mas o recheio veio da Katie Quinn Davies.

Meu bolo ficou com as laterais mais queimadinhas, deixei passar um pouco do tempo, mas o gosto ficou fantástico. Também não assei em duas formas. Fiz um só bolo, assado numa forma de 23cm de diâmetro. Depois de pronto usei uma faca grande e afiada para dividi-lo em dois.

Para o bolo:

bolo mascarpone limoncello– 225 g de manteiga sem sal em temperatura  ambiente

– 225 g de açúcar

– 1 colher (chá) de essência de baunilha

– 4 ovos batidos

– 225 g de farinha peneirada

– 1 colher (sopa) de fermento de bolo

– 1 pouquinho de leite (usei aproximadamente duas colheres de sopa)

– 1 pitada de sal

– 1 colher de limoncello (opcional)

Bata a manteiga com o açúcar até fazer um creme fofo. Acrescente a baunilha. Aos poucos acrescente os ovos (gosto de incorporá-los um a um batendo bem). Uma das dicas deste bolo é que ele fique bem aerado, pra isso bater bastante nestas etapas iniciais faz toda a diferença. Acrescente a farinha, o fermento e o sal. Por fim coloque o leite e o licor.

Coloque numa (ou divida a massa em duas assadeiras de 20cm de diâmetro) forma untada e enfarinha. Asse em forno pré-aquecido a 170 graus C por aproximadamente 20 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair sequinho.

Recheio de fruta

Bolo– 400 g de morangos lavados e cortados em quatro

– 1 colher (sopa) de açúcar

– 2 colheres (chá) de um bom vinagre balsâmico

– 2 colheres (sopa) de limoncello

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo. Deixe ferver por uns 5-6 minutos. Os morangos devem soltar  bastante líquido mas não perder a cor. Neste ponto os pedaços da fruta da calda (passe por uma peneira) e volte só líquido para a panela para deixar reduzir. Quando formar uma calda mais espessa e bem vermelha está pronta. Volte os morangos à ela e reserve.

Creme

– 200 g de queijo mascarpone

– 100 g de creme de leite fresco

– 1 colher de açúcar de confeiteiro

Coloque todos os ingredientes de uma vasilha e bate com um fouet rapidamente até o creme engrossar.

Depois é só montar o bolo: camada de bolo, creme, frutas, bolo.

Está pronto o Pão de ló Vitória com morangos em calda de balsâmico e limoncello e creme de mascarpone.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui