Cupcakes de laranja com brigadeiro de limão siciliano

1

Cupcake de laranja com brigadeiro de limão siciliano

Dia de festa pede algo especial. Hoje teremos cupcakes de laranja com brigadeiro de limão siciliano.

Para fazer algo gostoso para o dia das mães optei por uma receita de família incrementada. As receitas de família são aquelas que você tem desde o primeiro caderno de anotações culinárias, aquelas que trazem lembranças de momentos em volta de uma mesa. Que são afetivas exatamente por lembrarem das pessoas que a gente quer bem.

Cupcake de laranja com brigadeiro de limão siciliano

Desta vez recuperei uma receita que já publicamos aqui. Afetiva até no nome: amor aos pedaços. Como ser mais direto do que compartilhar amor aos pedaços em porções recheadas e com cobertura de brigadeiro de limão siciliano? Lembremos que a data do dia das mães é puramente comercial e, de alguma forma, uma data presa à uma visão de mulher, de mãe, e de família bastante tradicional. Não podemos esquecer inclusive, que muitas vezes é representada e manifestada de forma extremamente reacionária. Por isso a data serviu mais um encontro de gente reunida em volta da mesa.

O cupcake, desta vez, foi uma tentativa de demonstração de amor compartilhado em pedaços açucarados para lembrar que existem muitos tipos de famílias, muitos tipos de mães, de filhos, e jeitos diferentes de gostarmos uns dos outros. De preferência fora das regras  e ditames do senso comum, da mídia ou qualquer outra bandeira sectária.

CupcakePara o bolo fiz o mesmo procedimento da receita original, apenas assei em forminhas individuais. Queria o cupcake  fofinho e com a massa úmida, por isso reguei com a calda de suco de laranja também. Fiz isso com algum cuidado e moderação para não molhar as forminhas de papel. Para a cobertura e o recheio fiz um brigadeiro com chocolate branco e raspas de limão siciliano.

Bolo

  • 2 xícaras de açúcar (continuo no meu exercício de usar orgânico mas pode usar açúcar refinado)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento para bolo
  • pitada de sal
  • 4 ovos
  • 1 xícara de manteiga
  • 3/4 de xícara de suco de laranja pera.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Acrescente as quatro gemas e continue batendo. Em seguida vá alternando entre o suco de laranja e a farinha até incorporá-los. Por fim o fermento e as quatro claras em neve (estas devem ser incorporadas com uma espátula, para que a massa fique aerada).

Coloque tudo numa assadeira untada e leve ao forno 180ºC, já aquecido por aproximadamente 20 min. ou até quando fizer o teste do palito ele sair sequinho.

Para o brigadeiro:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 barra de chocolate branco (usei destes de supermercado mesmo)
  • raspas de um limão siciliano
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco para finalizar o brigadeiro

Levei ao fogo brando uma panela de fundo grosso com o leite condensado e os os outros ingredientes, menos o creme de leite.

Mexi sem parar até desprender da panela, no ponto de brigadeiro.

Por fim, desliguei o fogo e coloquei o creme de leite.

Pra quem quiser fazer, depois de pronto o brigadeiro, deixe esfriar e divirta-se decorando os bolinhos.

Cupcakes lindos e cheios de sabor!

Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

cupcake-brigadeiro-limao-siciliano

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui