Mignon suíno em massa folhada e arroz com cogumelos e açafrão

2

Mignon suíno com massa folhada

Vem que hoje tem mignon suíno em massa folhada e arroz com cogumelos e açafrão. Sim, eu mereço. No final de uma sexta-feira de uma semana para lá de atribulada eu mereço fazer o que gosto. Vou cozinhar! Vou me puxar para fazer um jantarzinho legal para este casal – nós no caso – que ralou pesado. E assim o retorno para casa ganhou escala no supermercado. Haveria de “encontrar” o cardápio ao bater os olhos em ingredientes interessantes. No balcão de carnes achei uma embalagem com dois mignons de suíno com uma aparência ótima. Um seria suficiente para duas pessoas, mas o que sobra pode ir para o freezer e esperar sua vez.

Aí começaram as caraminholas. Quem sabe faço esta carne envolta em massa? Massa folhada! E lá fui ao balcão de congelados, buscar uma massa folhada. O que faltava para completar o cardápio estava no setor de vegetais: cogumelos frescos. O resto eu tinha em casa.

Preparação

Mignon suíno em massa folhada e arroz com cogumelos e açafrãoEm casa, antes de tudo, abri o pacote da carne (separei uma das peças para congelar) e preparei uma rápida marinada para temperar o mignon. Sal, cominho, pimenta do reino, um pouco de azeite, um pouco de vinho branco e um pouquinho de molho shoyu. Ah, botei também ervas secas: alecrim, manjerona e orégano.

Enquanto a carne descansava no tempero, abri o pacote de massa folhada, cortei a metade e devolvi a outra para a geladeira. Com um rolo e um punhado de farinha de trigo abri a massa num retângulo suficiente para envolver a carne.

Aí botei a carne para selar numa frigideira bem quente. Só uma dourada rápida. Dali o pedaço de mignon foi envolvido pela massa, que ganhou pinceladas de ovo batido (para ter cor quando assada) e uma chuvinha de grãos de gergelim.

Vinte minutos depois, forno em temperatura média (180ºC), a massa folhada estava estalando e a carne no ponto, suculenta.

Acompanhamento

Mignon suíno em massa folhada e arroz com cogumelos e açafrãoMas esta carne precisava de uma boa companhia. Então coloquei num copo de água quente um pouco de açafrão turco que ganhei de um amigo. Enquanto a água se tingia de laranja refoguei numa panela cebola (1/2 das médias) e alho (dois dentes) e uma xícara de arroz parabolizado. Aí juntei à panela a infusão de açafrão, um pouco de sal e a água suficiente para cobrir com certa folga o arroz.

Enquanto o arroz cozinhava limpei (usa-se um pincel ou toalha de papel, jamais se lava cogumelos) e cortei uma boa quantidade de cogumelos castanhos. Refoguei-os numa frigideira com azeite até dourarem. E, claro, quando o arroz estava quase pronto, foram adicionados aos grãos. Depois mais um punhado de salsinha e pronto.

Resultado

Não é necessário dizer que isto tudo ficou um show. A textura da massa folhada, a maciez da carne, o sabor terroso dos cogumelos com açafrão. Era o final de sexta-feira que eu queria. Afinal, a gente merece.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui