Suflê de goiabada

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

suflê de goiabada

Faz algum tempo que queria fazer esta receita mas acabava esquecendo, finalmente entrou num cardápio. O pretexto foi nossa visitante americana que não conhecia a goiabada.

É uma receita deliciosa. Considerando que a goiaba é uma das frutas da estação, vale aproveitar um dia mais fresco para fazê-lo. O suflê é fácil e rápido de fazer, mas precisa ser preparado na hora de servir para ir do forno para a mesa, lindo e crescido. A receita é do chef CLaude Troisgros.

O primeiro passo é derreter a goiabada. Numa panela coloque 200 ml de água para 300 g de goiabada cascão em cubinhos. Deixe derreter, mexendo até que ferva bem.

Na receita original, o chef faz um caramelo para ser incorporado à goiabada. Não fizemos.

Para o caramelo:

Coloque numa panela 250 g de açúcar  com algumas gotas de água e aqueça e forme um caramelo marrom claro. Junte-o à goiabada derretida e deixe ferver bem.

Suflê

– 6 claras

– Pitada de sal

– 30 g de açúcar

– Fatias de goiaba fresca e madura para decorar

Bata as claras com a pitada de sal. Quando ficar branca acrescente o açúcar e continue batendo até ficar em neve. Neste momento coloque o caramelo de goiabada ainda quente nas claras batidas. Misture rapidamente (continuei batendo com a batedeira e deu super certo!). Unte potinhos com manteiga e polvilhe açúcar. Bata para retirar o excesso de açúcar. Decore com a fatia de goiaba fresca, polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve ao forno aquecido a 180º C  por aproximadamente 15 min.

Sirva imediatamente. Se gostar, o suflê pode ser acompanhado de requeijão cremoso.

 

2 Comments

  1. Ena que beleza! E usa tão poucos ingredientes 😉 Que delícia!

    • Sônia Vill says:

      Oi, Inês! Publiquei esta receita pensando em ti, por conta do comentário que fizeste no outro post. Sim, são poucos ingredientes e facílima de fazer. Fica super leve e com o gosto da goiaba bem presente. Acho que vais gostar. Beijos e obrigada pela visita.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*