Suflê de goiabada

2

suflê de goiabada

Faz algum tempo que queria fazer receita do suflê de goiabada, mas acabava esquecendo. Finalmente entrou num cardápio. O pretexto foi nossa visitante americana que não conhecia a goiabada.

É uma receita deliciosa, ainda mais quando se aproveita a época das goiabas.

O suflê é fácil e rápido de fazer, mas precisa ser preparado na hora de servir para ir do forno para a mesa, lindo e crescido. A receita é do chef CLaude Troisgros.

Como fazer

O primeiro passo é derreter a goiabada. Numa panela coloque 200 ml de água para 300g de goiabada cascão em cubinhos. Deixe derreter, mexendo até que ferva bem.

Na receita original, o chef faz um caramelo para ser incorporado à goiabada. Não fizemos.

Para o caramelo:

Coloque numa panela 250 g de açúcar  com algumas gotas de água e aqueça e forme um caramelo marrom claro. Junte-o à goiabada derretida e deixe ferver bem.

Suflê

  • 6 claras
  • Pitada de sal
  • 30 g de açúcar
  • Fatias de goiaba fresca e madura para decorar

Bata as claras com a pitada de sal. Quando ficar branca acrescente o açúcar e continue batendo até ficar em neve. Neste momento coloque o caramelo de goiabada ainda quente nas claras batidas. Misture rapidamente (continuei batendo com a batedeira e deu super certo!). Unte potinhos (ramequins) com manteiga e polvilhe açúcar. Bata para retirar o excesso de açúcar.

Decore com a fatia de goiaba fresca, polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve ao forno aquecido a 180º C  por aproximadamente 15 min.

Sirva imediatamente. Se gostar, o suflê pode ser acompanhado de requeijão cremoso.

Aqui temos a entrada do jantar onde esta sobremesa foi servida.

sufle-goiabada

sufle-goiabada

2 COMENTÁRIOS

    • Oi, Inês! Publiquei esta receita pensando em ti, por conta do comentário que fizeste no outro post. Sim, são poucos ingredientes e facílima de fazer. Fica super leve e com o gosto da goiaba bem presente. Acho que vais gostar. Beijos e obrigada pela visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui