Apple pie, ou a torta de maçã da vó Medie

2

Apple pie ou torta de maçã

Como é bom conhecer e receber gente bacana na sua casa. Nossa última experiência foi conhecer a Carley, que está fazendo intercâmbio no  Brasil, veio da Universidade da Flórida para estudar um semestre na URGS. Para nossa alegria passou uns dias em nossa casa e nos ensinou a fazer a Apple pie, ou a torta de maçã da vó Medie.

Foto:Pedro Cassel
Foto:Pedro Cassel

Nossa “tarefa” foi apresentar à ela a mandioca e alguns dos seus derivados. Também apresentamos o palmito, o feijão, saladas e frutas, enfim, coisas menos comuns na terra do Tio Sam.

Por sua vez, nossa querida hóspede nos ensinou a sua versão da receita da famosa Apple Pie, ou a torta de maçã. A receita ela aprendeu com sua avó Medie.

Nem preciso contar que ficou maravilhosa. Adoro tortas que não são muito doces, e esta é na medida. A acidez da maçã, o perfume da canela e da noz moscada, a crocância da massa, tudo num equilíbrio fantástico.

Receita

Usamos uma forma para torta com 27 cm de diâmetro, por isso dobramos a receita, fazendo uma base de massa bem robusta.

  • 2 xícaras de manteiga amolecida.

Apple pie

  • 5 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de água gelada
  • 2 ovos

Misture a farinha, o sal, a manteiga e os ovos. Acrescente aos poucos a água gelada e mexa bem, até obter uma massa homogênea. Como disse a Carley: “mexe, mexe, mexe”.

Quando sentir o ponto da massa, corte em dois pedaços. Coloque uma parte sobre a forma e abra com os dedos a massa, cobrindo o fundo e as laterais. Caso prefira, a massa pode ser aberta com rolo. Coloque numa bancada enfarinhada, ajuste o ponto da massa, se precisar, com farinha.

Reserve a massa que sobrou.

Foto : Pedro Cassel
Fotos : Pedro Cassel

Recheio

  • 8 maçãs (usamos as verdes, bem ácidas)
  • Canela em pó (aproximadamente uma colher de sopa)
  • Uma pitada de noz moscada ralada na hora (ela perfuma maravilhosamente)
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • ¼ de xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de açúcar branco

Descasque e corte as maçãs em cubos, não precisa que sejam muito pequenos. Regue com um pouco de suco de limão para que a maçã não escureça. Coloque tudo numa tigela, acrescente o açúcar branco e o mascavo, a farinha, a canela e a noz moscada. Misture bem. Deixe tomando gosto enquanto faz a massa.

Com a massa já estendida na forma espalhe duas colheres de manteiga derretida sobre ela. Em seguida coloque o recheio.

Finalizando

Com a outra parte da massa reservada, estenda na bancada e corte em tiras. Em seguida coloque as tiras sobre o recheio, sempre prendendo nas laterais. Por fim misture uma gema com leite e pincele a massa.

Leve ao forno médio, por aproximadamente 40min. A maçã  soltará seus líquidos e o cheiro será tentador.

Apple pie ou torta de maçã

A torta pronta é simplesmente linda! Torta de maçã é daquelas comidas que geram memória afetiva. Seu cheiro pela casa enquanto assa é inesquecível.

Aqui temos outra torta de maçã.

apple pie torta maça

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui