Suflê de morango

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Um bom suflê, doce ou salgado, é sempre irresistível. À base de claras em neve com um creme, no nosso caso uma geleia de morango cheia de pedaços da fruta,  faz deste doce uma sobremesa leve e deliciosa. Doce na medida.

As principais características do suflê são a consistência delicada e o sabor suave. Este não fugiu a regra.

A primeira medida foi fazer uma geleia de morangos.

Para a geleia:

1 bandeja de morangos

4 colheres (sopa) de açúcar

1 colher de chá de água de rosas (opcional)

Coloquei numa panela: uma bandeja de morangos picados. Estavam bem maduros. Em seguida acrescentei o açúcar e a água de rosas e deixei em fogo baixo. Aos poucos o morango soltou seu líquido. Dei uma mexida e deixei reduzir um pouco, quase no ponto de geleia. Reserve e deixe esfriar totalmente.

Para o suflê

3 claras em neve

5 colheres de açúcar

Geleia de morangos

Bata as claras em ponto de neve. Aos poucos acrescente o açúcar. Por fim acrescente a geleia mexendo gentilmente com uma colher até incorporá-la totalmente.

Em seguida unte os ramequins com manteiga amolecida e coloque açúcar nas laterais do potinho. Coloquei a massa do suflê sem encher muito, lembrando que irão crescer.

Leve ao forno aquecido a 180º C por aproximadamente 15 min.

Lembre-se que não se abre o forno antes do suflê estar pronto senão, com a baixa temperatura as bolhas de ar que sustentam a massa saem e o suflê desmorona.

 

7 Comments

  1. Eu fiz!! Não cresceu muito, mas ficou refrescante … com esse calor optei por comer alguns gelados. O indicado para o Suflê é comer quente?
    Abraço, Alice.

  2. Alice,querida! Que maravilha que te aventuraste. O normal do suflê é servi-lo imediatamente após sair do forno. Quentinho. Tem algumas receitas que ele vem acompanhado de uma calda, inclusive. Fiz num dia que estava friozinho, apesar da época. Grande beijo e obrigada por nos contar sua experiência.

  3. Querida, vou fazer um jantar pra 8 pessoas e queria saber se posso deixar o suflê pronto com algumas horas de antecedencia, e colocá-los no forno logo antes de servir… dá certo?

    • Sônia Vill says:

      Oi, Nina. Como as claras em neve são a base do suflê, num merengue bem levinho, nunca fiz com antecedência, suspeito que é meio arriscado. Minha sugestão que é vc deixe os potinhos prontos numa refratária, os ingredientes medidos,tudo bem adiantado para bater o suflê na hora de servir. Levará dez minutos e ele sairá lindamente do forno. Bjos.

  4. Ola gosto muito de suas receitas, especialmente essas bem fáceis, quro muito fazer mais nao tenho esses ramequins posso assá-lo em outro recipiente?

    • Gastão Cassel says:

      Oi Aninha, creio que sim. Especialmente porque neste caso não vai ao forno. O importante para manter o “impacto visual” é que consigas aumentar a borda com o papel manteiga. Abçs

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*