Costelinhas agridoces com salada de lentilhas e palmitos

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

 

Uma carne saborosa e uma salada nutritiva são a composição ideal para uma boa refeição. E desta vez o casamento foi entre uma costelinha suína agridoce (caramelada com geléia) e uma salada com base em lentinhas.

O preparo das costelinhas já cometamos aqui em outro post. Só que desta vez não usamos a geleia feita por nós e sim uma de laranja industrializada. Salgamos a costelinha (uma peça de cerca de 1kg serve duas pessoas, já que não rende muito) e besuntamos com o tempero preparado no pilão: socamos 3 dentes de alho grandes, duas colheres de chá de sal, alguns grãos de pimentas (preta, rosa e branca) até criar uma pasta que misturamos com duas colheres de sopa de geleia de laranja. Com um pincel passamos a pasta na parte de cima da carne já salgada. Em 45 minutos de forno tudo estava no ponto, caramelado, doirado, suculento e muito gostoso.

Salada

A salada de lentilhas foi feita assim: primeiro cozinhamos a lentilha apenas em água por uns 20 minutos, ou até que fique macia, mas não se desmanchando. Depois escorremos e lavamos com água fria para parar o cozimento.

Numa tigela misturamos as lentilhas já resfriadas, e meio vidro de palmitos picados, além de um tomate pequeno sem sementes, também picado, meia cebola cortada bem miudinha (demos uma escaldada nela para tirar o travor) e uma lasca de pimentão verde cortado micrometricamente. Sal, pimenta do reino, azeite e gotas de suco de limão para temperar. Para finalizar um punhado de salsinha picadas. Pronto!

Finalização

Para montar o prato colocamos a salada num aro e servimos com as costelinhas e alface cortada em juliene. Os sabores e texturas se misturam numa festa do paladar. Uma refeição simples e deliciosa.

 

2 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*