Ensopadinho tradicional de carne e legumes

0

Ensopadinho tradicional de carne e legumes

Comida caseira. Dizem que isto está na moda, mas para mim isto não faz nenhuma diferença. Quando eu preparo um ensopadinho tradicional de carne e legumes para comer com arroz e uma farofa gostosa, quero mesmo é me esbaldar nesta delícia simples e generosamente nutritiva.

O ruim é que é um prato que, como leva vários ingredientes, nunca se faz numa quantidade muito pequena. A boa notícia é que este ensopadinho é daqueles que fica mais gostoso no dia seguinte, com os sabores mais ligado entre si.

Como fazer

Para fazer meu ensopadinho usei uns 400g de coxão mole, que cortei em cubos de uns dois centímetros. Além disso uma cebola média em tiras finas, ¼ de pimentão vermelho, uma batata, uma cenoura, 1/3 de abobrinha, um punhado de ervilhas congeladas e um pedaço de bacon. Usei, também, meia lata de tomates pelados esmagados com um garfo. No final usei salsinha e o tempero foi basicamente pimenta do reino, sal e alho em flocos.

Numa panela refoguei o bacon até quase virar torresmo. Tirei um pouco do excesso de gordura que derreteu e ali coloquei os cubos de carne levemente enfarinhados com farinha de trigo. Deixei a carne ficar bem dourada e, sem ter planejado, usei meio copo de conhaque para soltar o fundo da panela e dar um toque especial. Mas isto é opcional.

Com a carne dourada entrei com a cebola e o pimentão e deixei refogar um pouco. Em seguida juntei a cenoura e a abobrinha. Enquanto refogava coloquei pimenta do reino e alho desidratado (eles foram socados num pilão até virar pó). Aí entraram os tomates e seu suco e mais um pouquinho de água. Correção de sal e deixar o fogo fazer o seu trabalho.

Em 25 minutos os legumes estavam no ponto: crocantes e macios ao mesmo tempo. Aí foi desligar o fogo, adicionar uma porção generosa de salsinha picada (que perfume adiciona!) e servir com arroz branco e uma farofinha.

O que pode ser mais caseiro e saboroso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui