Raviólis de carne da Dona Norminha

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Tem pratos que são carregados de afeto, história e sabor. Desde que me conheço por gente minha mãe faz raviólis de carne para ocasiões especiais. A receita dela não tem muitos detalhes, é simplesmente a massa recheada e um belo molho de tomates para acompanhar. Nada mais, mas o suficiente para deixar a gente tonto de tanto comer e com a alma lavada por uma generosa dose de carinho que se traduz nesta iguaria.

Por isto este post não é uma receita que nós fizemos, mas o acompanhamento da dona Norminha Cassel fazendo os raviólis para nos oferecer no seu novo apartamento. É muito legal vê-la  tratando a massa com destreza e manipulando uma forminha de muitas décadas para montar os raviólis.

A receita? Aí começa o problema. A massa é a básica mistura de ovos e farinha de trigo, mas ela coloca um tanto de água e uma pitada de sal. Tudo no “olho”, na busca da textura para que a massa fique no ponto para ser aberta e recheada. Vale como referência a tradicional proporção de um ovo para cara 100g de farinha… mas é só referência.

O recheio é carne moída refogada com cebola e ervas, adicionada de bastante ovo picado. Não pode ficar “molhado”, pois não pode umedecer a massa.

Por cima um belo molho de tomate bem básico e um monte de queijo ralado.

O que precisa mais além de um prato saboroso feito com muito carinho?

 

5 Comments

  1. Que lindo post 🙂 Uma muito bonita homenagem, gostei muito!
    Beijinhos,
    Inês

  2. Não é preciso mais nada! Uma mãe lindona que cozinha super bem, faz as delícias de qualquer um! Beijinhos grandes para a sua mãe 🙂

  3. Adorei a foto reportagem!

  4. Que delícia! Adoraria comer esse prato agora! Bonitas fotos. Abraço.

  5. Não existe nada melhor que comida de mãe!! E tem dias que realmente precisamos de uma comidinha delas pra melhorar nosso dia!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*