Creme de batata, brócolis e nozes

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Deliciosamente nutritivo. Assim poderia ser a descrição do creme de batata com brócolis que ganhou uma incrementada com aveia e nozes.

Depois de um veranico de agosto, se é que isso existe, o frio voltou à nossa terra. Motivo bom pra fazer uma boa sopa.

A inspiração foi uma sopa servida num café que costumamos frequentar. Lá, alguns amigos experimentaram uma sopa que parecia boa, então resolvi fazer a minha versão adaptando algumas combinações e receitas que tenho.

Costumo usar caldo de legumes ou frango quando faço sopas. Eles incrementam e enriquecem o sabor. Independente disto é possível fazê-la com água mesmo.

Numa panela refoguei num fio de azeite de oliva meia cebola picadinha e dois dentes de alho laminados.

Em seguida acrescentei três batatas, tamanho médio, cortadas em cubos. Acrescentei um litro (aproximadamente) de caldo, temperei com sal e deixei cozinhar.

Quando as batatas estavam no ponto acrescentei uma porção (um pouco mais que uma xícara) de brócolis. Deixei alguns minutinhos para que ele apenas ganhasse aquela cor verde escuro, linda. Tirei do fogo e triturei com o mixer as batatas e só um pouco do brócolis. Depois tirei os pedaços que sobraram e cortei-os em pedaços pequenos, mas de forma que ficassem presentes.

Tudo de volta na panela e,  acrescentei duas colheres de sopa de aveia em flocos. Ao cozinhar, coisa rápida, a aveia engrossou o creme. Por fim coloquei uma colher de creme de leite fresco apenas para “arredondar” os sabores.

Numa frigideira quente passei algumas nozes para que tostassem um pouquinho. Quebrei em pedaços e coloquei na tigela onde servi.

Pois é, ficou bom demais.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*