Ingredientes da nossa cozinha (1)

2

Tem coisas que, simplesmente, não podem faltar aqui em casa. São ingredientes da nossa cozinha que nos ajudam a fazer tanta comida boa. São eles que usamos para temperar a maioria dos pratos que servimos e que sem eles seria praticamente impossível de cozinhar.

Hoje a ideia é falar de alguns destes ingredientes. Os livros usados como referência foram: Ducasse de A a Z – um dicionário amoroso da cozinha francesa, de Alain Ducasse e o Dicionário – Almanaque de Comes & Bebes – Acessórios, bebidas, comidas de Cláudio Fornari.

Alho

Como já disse Alain Ducasse, este é o “patriarca de todos os temperos”. Desde os tempos mais remotos o alho sempre triunfou em todo o Mediterrâneo. Hebreus e romanos celebravam suas virtudes. Se é de cheiro e sabor acentuado quando cru, quando cozido de forma alguma é indigesto. É um tempero excepcional e também figura poderoso entre os ingredientes medicinais.

Adoramos usar o alho e marinadas, laminada e fritinho (sem queimar!) no azeite para temperar saladas e combinado com a cebola em vários refogados que vão temperar sopas, caldos e carnes. Assado fica adocicado e maravilhoso para comer junto com qualquer alimento.

Alecrim

temperos-alecrimArbusto de odor forte, cuja a folha é bastante usada como condimento, especialmente associada a outros temperos. Segundo Cláudio Fornari,  “na antiguidade, o alecrim era venerado pelos homens como símbolo de amor e da morte, na Idade Média, era adorado pelas mulheres, que acreditavam, que ele podia prolongar-lhes a juventude”.

O alecrim é um excelente ingrediente para perfumar pães, carnes e molhos. Uma focaccia de alecrim é uma delícia. Usamos muito o alecrim para fazer abóbora assada, especialmente quando vai virar sopa. E quando fazemos batata rústica.

Limão

Ingredientes da nossa cozinhaDa família dos cítricos o limão, não importa qual o tipo (limão cravo, Haiti, bravo, caiena, galego, siciliano…) é ingrediente fundamental para marinadas, molhos de saladas, sucos, perfumar doces, caldas, remédio… a lista de possibilidades de uso é enorme.

Como confirma Ducasse “polpa, suco, pele, casca: tudo se consome no limão”.

Com sabor mais ou menos intenso, depende do tipo, é um ingrediente que não pode faltar numa cozinha.

Na nossa cozinha ele brilha. Uma das coisas mais incríveis que já fizemos foram estes confit de limões.

Cebola

Ingredientes da nossa cozinha cebolaEla é uma rainha soberana na cozinha. Inspirou grandes cozinheiros e até poetas como Neruda. É usada em praticamente todos os pratos salgados.

“Bulbo carnoso, a um tempo acre e adocicado, é picante e suculento. Faz chorar na cozinha e sorrir na mesa”, segundo Fornari. É conhecida desde a antiguidade e usada também como remédio.

Nós amamos cebola. Não saberíamos cozinhar sem ela. É até difícil sugerir uma receita, pois ela está em tudo. Vamos celebrá-la com esta sopa de cebola.

Pimenta

Ingredientes da nossa cozinha pimentaNão foram poucas as vezes que indicamos aqui a pimenta moída na hora. Na nossa despensa um bom mix de pimenta é coisa que não pode faltar. É difícil falar sucintamente de pimenta pela variedade delas. Mas secas ou frescas elas são sempre muito especiais. Ducasse diz, que “a pimenta é o mais antigo,  mais conhecido, e talvez, também o mais preciso dos temperos. Não custa caro e é insubstituível”. Acrescentam  um sabor picante mas também delicado aos pratos. Sempre que moída na hora os sabores se elevam.  Vai bem com caldos, molhos, salada, carnes e, até, em alguns doces.

Pimenta dá vida aos pratos. O que dizer de um steak au poivre?

Claro que além destes temperos, outros tantos merecem destaque, por isso, ficam prometidos outros posts que deem continuidade.

Gostou? Então conta aí pra gente qual o seu tempero preferido.

alho-tempero

2 COMENTÁRIOS

  1. Segundo o Feng Shui,e a aromaterapia o alecrim traz alegria. O manjericão plantado na porta, afasta amizades falsas. A canela atrai dinheiro. Assim, não são só temperos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui