Salada de inverno com frango e outras delícias

0

Salada de inverno com frango e outras delícias

O Jamie Oliver chamou a sua de “a mais bela salada morna de codorna”, eu na minha adaptação chamo a minha de salada de inverno com frango e outras delícias.

Tudo começou buscando inspiração no livro Jamie Viaja para uma boa salada de inverno.

A ideia era fazer uma refeição completa com um só prato, prático e gostoso. Começaram as adaptações: a codorna foi substituída por um galeto e a salada sugerida, foi adaptada  por folhas de alface, agrião, alface roxa, e espinafre.  Também acrescentei alecrim e um toque cítrico de limão siciliano (ganhamos uma porção deles: perfumados, enormes  e colhidos do mais lindo limoeiro que já vi).

Para fazer o galeto

Deixei ele uma noite antes temperado com sal, pimenta,  um fio de azeite aromatizado com ervas, alecrim  e raspas de um limão siciliano.

Para assá-lo coloquei numa assadeira fatias de pão caseiro, o galeto sobre elas e, sobre o peito da ave, fatias pequenas de bacon defumado. Foi tudo ao forno quente por aproximadamente 35 min. Importante ficar atento para que o pão não queime. Esta torradinha crocante fará diferença na salada.

Enquanto o galeto assou fizemos a salada. Juntamos folhas e reservamos.

Quando o galeto chegou ao ponto foi tirado da assadeira e destrinchado em pedaços grandes.

Molho

Com o líquido que restou na assadeira preparamos o molho da salada. Juntamos um punhado bom  de uvas, que foram esmagadas com as mãos para que soltassem bem o seu suco. Em seguida acrescentamos o suco de meio limão siciliano. Mexemos bem para que os sabores se misturassem e soltasse todo o gosto do assado. Por fim, acrescentamos o bacon que assou sobre o frango, picado. No nosso caso não foi necessário fazer nenhuma correção de sal, mas isto fica ao gosto de cada um.

Disponha as folhas numa travessa funda, acrescente o pão torradinho, os pedaços de galeto quentes e por fim, o molho.  Misture tudo e coma em seguida.

É uma excelente opção para o inverno. Uma salada absolutamente deliciosa. Vale cada porção. Os gostos e as texturas se equilibram e complementam.

Salada de inverno com frango

Receita

Receita para duas pessoas (embora as medidas não sejam muito exatas)

  • 1 galeto (temperado com sal, pimenta, dois ramos de alecrim,
  • raspas de um limão siciliano)
  • 4 fatias grossas de pão caseiro
  • 4 fatias de bacon

Salada:

  • folhas de verdes de sua preferência nas quantidades desejadas.
  • um punhado grande de uvas (ao espremê-las cuide para que não caiam sementes)
  • suco de 1/2 limão siciliano

Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

Salada de inverno com frango

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui