Salada de inverno com frango e outras delícias

O Jamie Oliver chamou a sua de “a mais bela salada morna de codorna”, eu na minha adaptação chamo a minha de um suculento galeto com salada.

Tudo começou buscando inspiração no livro Jamie Viaja para uma boa salada de inverno.

A ideia era fazer uma refeição completa com um só prato, prático e gostoso. Começaram as adaptações: a codorna foi substituída por um galeto e a salada sugerida por folhas de alface, agrião, alface roxa, e espinafre.  Também acrescentei alecrim e um toque cítrico de limão siciliano (ganhamos uma porção deles: perfumados, enormes  e colhidos do mais lindo limoeiro que já vi).

Para fazer o galeto, deixei-o uma noite antes temperado com sal, pimenta,  um fio de azeite aromatizado com ervas, alecrim  e raspas de um limão siciliano.

Para assá-lo coloquei numa assadeira fatias de pão caseiro, o galeto sobre elas e, sobre o peito da ave, fatias pequenas de bacon defumado. Foi tudo ao forno quente por aproximadamente 35 min. Importante ficar atento para que o pão não queime. Esta torradinha crocante fará diferença na salada.

Enquanto o galeto assou fizemos a salada. Juntamos folhas e reservamos.

Quando o galeto chegou ao ponto foi tirado da assadeira e destrinchado em pedaços grandes.

Com o líquido que restou na assadeira preparamos o molho da salada. Juntamos um punhado bom  de uvas, que foram esmagadas com as mãos para que soltassem bem o seu suco. Em seguida acrescentamos o suco de meio limão siciliano. Mexemos bem para que os sabores se misturassem e soltasse todo o gosto do assado. Por fim acrescentamos o bacon que assou sobre o frango, picado. No nosso caso não foi necessário fazer nenhuma correção de sal, mas isto fica ao gosto de cada um.

Disponha as folhas numa travessa funda, acrescente o pão torradinho, os pedaços de galeto quentes e por fim o molho.  Misture tudo e coma em seguida.

É uma excelente opção para o inverno. Uma salada absolutamente deliciosa. Vale cada porção. Os gostos e as texturas se equilibram e complementam.

Receita para duas pessoas (embora as medidas não sejam muito exatas)

1 galeto (temperado com sal, pimenta, dois ramos de alecrim, raspas de um limão siciliano)

4 fatias grossas de pão caseiro

4 fatias de bacon

Salada:

folhas de verdes de sua preferência nas quantidades desejadas

um punhado grande de uvas (ao espremê-las cuide para que não caiam sementes)

suco de 1/2 limão siciliano

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>