Azeite aromatizado

Print Friendly

Ter azeite aromatizado a disposição é meio caminho andado para incrementar uma salada ou qualquer prato. Com algumas gotas é possível usufruir do perfume de ervas, alho, pimentas e o que desejar. De quebra, garrafinhas de azeite são lindas e uma maravilha para presentear.

Achei garrafas de um litro de um bom azeite (acidez 0,3%) e me dediquei a encher as várias garrafinhas que estavam sendo guardadas para esta ocasião. Umas maiores outras pequenas, de 200 ml. Não há uma receita para aromatizar azeite, apenas alguns cuidados básicos, como ter os vidros e garrafas a serem usados bem esterilizados com água quente e bem secos. Depois é só ir inventando misturas e combinações.

Para usar alho, basta retirar a primeira casca (aquela que se solta) e colocar os dentes inteiros no azeite. Pimentas em grão também é só colocar no azeite. Gosto de misturar pimenta branca, preta e rosa, mas a rosa tende a “boiar”, ficando próxima à superfície do azeite.

Ervas com folhas mais estreitas como alecrim e tomilho podem ser colocados em galhinhos, depois de bem lavados e bem secos.

Folhas maiores como manjericão, salsinha e hortelã devem ser branqueados antes de imersos no azeite. Isso que dizer aferventar as folhas rapidamente (não mais de um minuto) e logo jogá-las em água com gelo. Depois é só secar bem e colocar no azeite.

Fiz combinações de alho com pimentas e tomilho, alho pimentas e alecrim, alho e manjericão, salsinha e pimentas, e por aí afora.

As garrafinhas devem ser guardadas por pelo menos 15 dias antes de usar para que o azeite pegue o sabor. Devem ser guardadas protegidas da luz (se for o caso envolvidas em papel alumínio).

0 0 0 0 0
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>