Fruit crumble

Print Friendly

O nome é daqueles chiques, mas a sobremesa não poderia ser mais fácil e agradável neste friozinho de inverno.

O crumble é uma “farofinha” com farinha de trigo, manteiga e açúcar, que colocada sobre uma porção de frutas de sua preferência, depois de alguns minutos no forno, faz uma camada crocante sobre as frutas cozidas na sua calda. Ideal comer quente. Pode ser acompanhado com uma porção de sorvete ou mesmo um creme de chantilly.

Comi o meu puro, e ainda assim ficou delicioso. Admito que adoro. Não é muito doce e é daquelas delícias que é impossível resistir.

Existem muitas receitas de crumble. Com um pouco de experiência nem precisa medir muito, basta incorporar os ingredientes e, até substituí-los. Colocar por exemplo, aveia no lugar da farinha. Incluir uva passa, ou damasco seco. Enfim, usar a imaginação.

Passarei as medidas de uma receita do Jamie Oliver, do livro O chef sem mistério. Fiz a metade das quantidades sugeridas e ainda assim foi uma quantidade grande.

Crumble (farofa doce)

220 g de farinha de trigo sem fermento (coloquei 1/3 de farinha de amêndoa)

120 g de manteiga

90 g de açúcar (usei demerara)

pitada de sal

Fruta 

400 g de frutas da estação (usei maçã, do tipo Fuji, e uma porção de amoras) cortadas em pedaços não muito grandes (cortei em cubos).

3 colheres de açúcar (embora tenha usado menos fruta, coloquei a mesma quantidade de açúcar e ficou bom).

Coloque todos os ingredientes da farofa num processador de alimentos triture até ficar parecendo migalha de pão (é possível fazer isso na batedeira ou mesmo à mão – apenas esfregue a mistura entre as mãos).

Ponha as frutas numa travessa rasa que possa ir ao forno e polvilhe com o açúcar (usei vários potinhos).

Espalhe o crumble sobre as frutas preparadas. Sacuda um pouco a travessa e asse no forno a 200º C por cerca de 30 min ou até que a superfície esteja uniforme e dourada. (Se começar a escurecer as bordas diminua a temperatura do forno).

 

2 Comments

  1. Receita simples, versátil e sem dúvida, deliciosa.
    E se colocar esse crumble embaixo das frutas, fica uma bela torta também.

  2. espetacular!!! muito saborosa! que vontade de provar!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>