Bolo de chocolate da Roberta Sudbrack

Print Friendly

No nosso jantar do dia 12 de junho comemoramos com o Thiago Cassel a sua formatura e celebramos também a sua mudança para Floripa. Um jantar cheio de comemorações pedia uma sobremesa gostosa.

Há algum tempo a chef Roberta Sudbrack anunciava pela twitter que revelaria a receita de uma das sobremesas mais famosas do seu restaurante, o bolo de chocolate amargo, num programa de TV. Nem foi preciso ver o programa, tamanha a repercussão e multiplicação da receita na Rede.

A receita é de fácil execução. É possível descrevê-la como um moelleux. Um bolo com chocolate derretido, ovos, manteiga e pouquíssima farinha, o que o deixa bem molhado. Logicamente é delicioso.

Para fazer o bolo você precisará de:

400 g de chocolate meio amargo picado (a qualidade do chocolate é fundamental!)

150 g de manteiga sem sal

150 g de açúcar de confeiteiro

5 gemas

1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (por incrível que pareça esqueci do colar a farinha. Felizmente funcionou. Ficou um pouco mais aerado e leve, mas bem bom!)

5 claras batidas em neve

A primeira coisa a fazer é derreter o chocolate. Numa panela em banho maria derreta o chocolate meio amargo picado com a manteiga sem sal e o açúcar de confeiteiro. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem. Retire do fogo.

Em outra vasilha coloque as gemas e acrescente 2 colheres (sopa) do chocolate que acabou de derreter para que as gemas fiquem na mesma temperatura do chocolate. Junte o restante do chocolate e mexa vigorosamente. Adicione com cuidado a farinha de trigo peneirada e misture. Por fim acrescente as claras batidas em neve, sempre fazendo movimentos de baixo para cima.Leve ao forno aquecido a  180º, numa assadeira retangular untada (32 cm x 22 cm) asse por 10 minutos ou até que a superfície do bolo esteja seca. OBS: O interior deve estar úmido e pouco assado.

Para a calda:

Noutra vasilha derreta 200g de chocolate ao leite picado, 100ml de creme de leite fresco e 20g de manteiga. Misture bem e mantenha aquecido para derramar sobre o bolo na hora de servir ( fiz a metade das quantidades pedidas na receita e ainda sobrou calda). Fica uma calda acetinada e brilhante.

Peguei a receita daqui.

0 0 0 0 0
 

One Comment

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>