Vatapá, baba de moça e uma cozinha coletiva

1

baba de moça

Coisa maravilhosa é abrir a cozinha aos amigos para que eles também cozinhem. Tem coisa melhor que uma comida feita a muitas mãos? Todo mundo prova, aprende, dá palpite, degusta, olha atento, ajuda a mexer, conta causos… Tudo isso gera um certo caos, afinal numa cozinha pequena as pessoas se esbarram e os espaços são negociados. Mas tudo resultou numa deliciosa refeição. E ainda com direito a cantoria e violão na hora da sobremesa. Foi assim o vatapá, baba de moça e uma cozinha coletiva.

Mais uma vez o querido Samuca pilotou o fogão pra fazer um vatapá à paraense. Desta vez ele garantiu o camarão seco de excelente qualidade.  A receita foi a mesma daqui. Com controvérsias há quem diga que os 10 minutos finais de mexida do vatapá, com a força do Felipe Soares é que garantiu o gran finale. Como gostamos de vatapá e não de intrigas, melhor deixar assim mesmo.

fazendo vatapá

Pra complementar fiz um bolo de tapioca que foi servido com baba de moça. O bolo não ficou muito fofinho, algo ainda precisa ser melhorado na receita. Em compensação a baba de moça ficou maravilhosa. Doce, cremosa e levemente aromatizada com raspas de tangerina.

baba de moça

Receita da chef Carla Pernambuco:

  • 1 xícara de leite de coco
  • 1 ½ xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de água
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 6 gemas
  • Raspas de casca de tangerina (pode ser anis estrelado, cravo, raspas de limão)

Numa panela leve ao fogo a água com o açúcar e as raspas de tangerina. Deixe ferver até o ponto de fio. Retire do fogo e junte a manteiga.

Noutra vasilha junte as gemas peneiradas ao leite de coco. Misture.

baba de moça

Quando a calda estiver morna acrescente o leite e as gemas. Misture bem e leve novamente ao fogo (fogo médio) mexendo sem parar até engrossar levemente.

Resfrie antes de usar. Fiz na véspera e ficou pronta na geladeira.

baba de moça

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui