Vatapá, baba de moça e uma cozinha coletiva

Print Friendly

Coisa maravilhosa é abrir a cozinha aos amigos para que eles também cozinhem. Tem coisa melhor que uma comida feita a muitas mãos? Todo mundo prova, aprende, dá palpite, degusta, olha atento, ajuda a mexer, conta causos… Tudo isso gera um certo caos, afinal numa cozinha pequena as pessoas se esbarram e os espaços são negociados. Mas tudo resultou numa deliciosa refeição com direito a cantoria e violão junto com a sobremesa.

Mais uma vez o querido Samuca pilotou o fogão pra fazer um vatapá à paraense. Desta vez ele garantiu o camarão seco de excelente qualidade.  A receita foi a mesma daqui. Com controvérsias há quem diga que os 10 minutos finais de mexida do vatapá, com a força do Felipe Soares é que garantiu gran finale. Como gostamos de vatapá e não de intrigas, melhor deixar assim mesmo.

Pra complementar fiz um bolo de tapioca que foi servido com baba de moça. O bolo não ficou muito fofinho, algo ainda precisa ser melhorado na receita, em compensação a baba de moça ficou maravilhosa. Doce, cremosa e levemente aromatizada com raspas de tangerina.

Receita da chef Carla Pernambuco:

1 xícara de leite de coco
1 ½ xícaras de açúcar,
2 xícaras de água
1 colher de sopa de manteiga
6 gemas
raspas de casca de tangerina (pode ser anis estrelado, cravo, raspas de limão)

Numa panela leve ao fogo a água com o açúcar e as raspas de tangerina. Deixe ferver até o ponto de fio. Retire do fogo e junte a manteiga.

Noutra vasilha junte as gemas peneiradas ao leite de coco. Misture.

Quando a calda estiver morna acrescente o leite e as gemas, misture bem e leve novamente ao fogo (fogo médio) mexendo sem parar até engrossar levemente.

Resfrie antes de usar. Fiz na véspera e ficou pronta na geladeira.

 

One Comment

  1. hum que delicia cozinhar e festejar junto dos amigos!

    amei a receita da baba de moça!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>