Pão de queijo

Pra melhorar a manhã cinza, o jeito foi perfumar a casa com um pão bem brasileiro. Pois é. Ontem preparei uma receita de pão de queijo que me pareceu bem gostosa. Deixei as bolinhas prontas na geladeira e hoje pela manhã assei os pãezinhos. Bom demais.

Quando a gente tem um parente celíaco, ou intolerante ao glúten, descobre que pão de queijo é uma das melhores opções para um lanche sem glúten. Diria que pão de queijo é uma especialidade da família. Já foram experimentadas várias receitas e, a maioria delas, um sucesso.

A receita de hoje é do Rogério Shimura. É do tipo que escalda o polvilho e depois acrescenta ovos e queijo. Aprovadíssima.

Para fazê-los:

300 g de polvilho azedo

200 g de polvilho doce

300 ml de leite

75 ml de óleo

10g de sal (é sempre bom provar o queijo para administrar o sal, às vezes ele é bem salgado)

300 g de queijo meia cura ralado (usei queijo colonial)

50 g de queijo parmesão ralado

75 g de ovos (usei dois ovos tamanho médio)

Numa vasilha misture os polvilhos e o sal. Numa panela esquente até quase ferver o leite e o óleo. Quando iniciar a fervura (começa a fazer bolhinhas no entorno) despeje o leite sobre os secos e mexa com uma colher de pau.

No meu caso, quando esfriou um pouco coloquei a mão na massa e fui incorporando o polvilho à massa escaldada. Deixei esfriar. Em seguida Acrescentei os ovos e o queijo. Amassei até todos os ingrediente se misturarem. Para fazer uma massa homogênea precisei colocar numa bancada e acrescentar um pouco mais de polvilho até soltar da mão e não grudar mais na superfície. Ficou bem lisa. Deixei descansar numa vasilha. Para a massa não ressecar coloquei sobre ela um, pano de prato levemente umedecido. Depois foi só fazer as bolinhas e colocar numa assadeira.

Foram aproximadamente 30 min de forno alto.

 

2 Comments

  1. tem surgido varias receitas de pao de queijo e essa me pareceu a mais gostosa!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>