Torta de limão

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Sou uma pessoa que come pouco doce, mas adoro fazê-los. Normalmente procuro receitas que não sejam muito açucaradas, mas também não atendo a nenhum radicalismo. Já fiz muita coisa por achar bonito, ou para fazer a alegria de alguém. Foi assim com esta torta de limão. Normalmente faço a minha receita que,  apesar do leite condensado, é bem leve. Já publicamos aqui.

Mas o Gastão viu na TV o Claude Troigros, fazendo uma torta e ficou sugerindo seu desejo. Fiz. Definitivamente a torta é muito doce. Ficou gostosa, mas é pra quem gosta de carregada na doçura. Particularmente prefiro algo mais leve, mas valeu. É uma receita relativamente fácil de fazer mas demorada na sua execução.

Quem se aventurar depois me conta.

Para a crosta:

200 gr de biscoito maisena (triturei no processador)

100 gr de manteiga amolecida

1 xícara de açúcar

75 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

Misture todos os ingrediente e faça uma farofa. Em seguida coloque numa assadeira (untada), dessas que abrem e soltam o fundo. Aperte bem. Leve ao forno 180º C por uns 15 min. ou até dourar de leve.

Para o recheio:

240g de açúcar
200ml de creme de leite
6 ovos
Suco de 3 limões sicilianos

Numa tigela bata ligeiramente seis ovos. Acrescente o suco dos limões. Incorpore o creme de leite. Coloque o líquido sobre a massa assada e leve novamente ao forno  a 100º C por aproximadamente 1h. No meu forno esse foi o tempo suficiente e a torta já estava bem dourada, nem precisava ter ficado tanto.

Retire e deixe esfriar na geladeira por uns 15 minutos.

Por fim o merengue:

4 claras de ovo
175g de açúcar de confeiteiro
175g de açúcar

Ponha as claras, o glaçúcar e o açúcar no recipiente da batedeira. Bata com um fouet e esquente ligeiramente no fogo, sem deixar cozinhar. Bata na batedeira até esfriar. O ponto ideal é quando o creme fica firme e cremoso, sem escorrer.

Montagem:

Retire a torta da geladeira, desenforme-a e coloque o merengue. Polvilhe com um pouco mais de açúcar de confeiteiro e leve ao forno quente (se tiver grelhador melhor) até dourar.

 

3 Comments

  1. Também sou fã de coisas pouco doces. E tarte de limão com merengue fica sempre doce de mais. Opto por fazer uma tarte mais simples, com base de bolacha ou massa quebrada mas cujo recheio seja pouco doce 🙂

  2. Oi, Ondina. Tens razão, a torta de limão é uma das mais doces. Essa não fugiu a regra, rs.
    A base de biscoito que fiz, seguindo a receita, levou açúcar, mas acho que nem precisava. Vale como experiência, não é mesmo? Bjão pra vc.

  3. Ola, a torta ficou uma delicia. Todos adoraram muiiiiito!!!!!! Beijocas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*