Biscoito de azeite de oliva

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Temos dois livros do Jamie Oliver. Livros que usamos muito, porque gostamos da forma como ele cozinha, dos ingredientes que usa, do seu estilo despojado mas requintado. No livro Jamie Viaja, além das fotografias maravilhosas, as receitas são fantásticas. Uma delas me fez colocar o marcador no primeiro dia, atiçou totalmente a minha curiosidade. É uma adaptação de uma receita espanhola, segundo o chef, “ligeiramente mais saudável”. Começa pelo nome super tentador: Tortas de aceite (incríveis biscoitos de óleo de Oliva). Quando se lê isso pode parecer um pouco estranho e até exagerado, mas posso garantir: esse é um dos melhores biscoitos que fiz e já experimentei. Sabores sutis e delicados. Crocantes e leves. Suavemente adocicados… enfim vale fazer. São de execução rápida e, de certa forma, fácil.

Para fazê-los:

300 g de farinha de trigo fina

1 colher (chá) de sal

2 colheres (chá) de sementes de erva doce

100 ml de óleo de oliva

150 ml de água quente

3 colheres (sopa) de açúcar refinado e um pouco mais para polvilhar (polvilhei com açúcar demerara)

1 envelope de 7 g de fermento seco (corresponde a aproximadamente uma colher (sopa) rasa)

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Uma clara batida (só um pouco)

Antes de tudo preaqueça o forno a 230 graus C. Misture a farinha, o sal, e a erva doce. Noutro recipiente coloque o azeite de oliva e a água quente. Em seguida acrescente o açúcar e o fermento e misture bem. Deixe descansar por uns minutos.

Abra uma cavidade no centro da farinha e coloque os ingredientes líquidos. Incorpore todos os ingredientes mexendo sempre até fazer uma massa lisa. Caso precise polvilhe um pouco mais de farinha na superfície para ir amassando.

Unte levemente uma assadeira (precisará de mais de uma) com óleo e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Polvilhe com farinha uma superfície, pegue pedaços pequenos de massa e abra com um rolo. A indicação da receita é fazer círculos de aproximadamente 10 cm, foi o que fiz, cortando com aro deste tamanho, mas experimentei fazer também algumas com aro menor e funcionou bem.  A massa deve ficar relativamente fina (não transparente, mas na espessura aproximada de massa de pastel).

Coloque os biscoitos na forma, pincele com a clara e polvilhe açúcar de confeiteiro e por fim o açúcar que estava reservado. Leve ao forno quente por 10 ou 15 minutos, ou até ficarem crocantes e dourados. Deixe esfriar numa grade e sirva-se.

 O perfume de erva doce que o biscoito espalha-se na casa e deixa a gente morrendo de vontade pra prová-lo ainda quente. Realmente é muito bom.

 

3 Comments

  1. Rebecca Santos says:

    Quero ser a próxima a meter a colher. Também admiro o jeito despojado do Jamie Oliver. Beijocas! ANA MARIA

  2. Oba! Maravilha, será uma ótima companhia. Bjos pra vc também.

  3. vou fazer
    Tenho visitas e a receita se presta para quem nao quer comere produtos de origem animal.
    lisliliete

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*