Bolo de maçã, amêndoas e mirtilos

2

bolo maça mirtiloEscolhemos iniciar 2012 com uma receita doce: bolo de maçã, amêndoas e mirtilos.  Doce como desejamos que a vida seja. Como os votos que se renovam a cada começo de um novo ano, de novo ciclo. Mas nada que seja doce demais, tem que ter um toque cítrico, perfumado, com sabores sutis.

Lendo um dos livros do Jamie Oliver, Jamie Viaja, ele escreve: “se descobrir alguma coisa grande e muito bonita, não guarde só pra si. Anote, tire algumas fotografias, leve-a para casa e faça com que seus filhos, sua família e seus amigos tomem conhecimento dela. É isso que faz  o mundo girar.”

De alguma forma esta citação nos fez pensar sobre o porquê deste blog, sobre a nossa alegria de mostrar coisas que achamos interessantes… que vimos por aí… que fazemos porque gostamos de experimentar e compartilhar. Assim queremos nosso novo ano.

Que 2012 comece sem muitas promessas mas com um pouco mais de sabor. Delicie-se.

Bolo de maçã, amêndoas e mirtilos

Esse é um bolo que adoro fazer. Repito a receita básica alterando alguns ingredientes. Basta mudar um detalhe e a receita torna-se outra, com novos perfumes e sabores.

Primeiro misturo os ingredientes secos numa tigela: 1 1/1 xícara de farinha, uma pitada de sal e duas colherinhas (chá) de fermento em pó.

Na batedeira coloco uma xícara de açúcar, dois ovos e bato até ficar um creme fofo. Acrescento ½ xícara de óleo e bato mais um pouco. A partir daqui adoro mudar. Desta vez coloquei  aproximadamente 1 xícara de maçã verde ralada (para a maçã não escurecer pingo algumas gotas de limão e misturo), e raspas da casca de uma laranja.

Em seguida acrescentei, aos poucos, os ingredientes secos, mexendo com uma colher. Por fim, ½ xícara de amêndoas (tostadas numa frigideira para liberar o óleo) grosseiramente picadas. Um punhado de chocolate branco em gotas e um punhado de mirtilos.

Desta vez assei em forminhas, daquelas que se usa para cupcakes. Forno já aquecido em temperatura média.

O bolo tem contrates de cor, texturas e sabores suaves como a maçã verde sentida ao fundo. Adoro!

2 COMENTÁRIOS

  1. Depois que ‘achei’ o blog de vocês, virei leitora assídua. Muito legal o que vocês se propõem a fazer, compartilhando com outras pessoas momentos e conhecimentos. Parabéns pelas belas palavras e pelas receitas maravilhosas, já fiz o bolo de cenoura, um dos risotos e em 2012 espero experimentar outras delícias. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui