Queijadinha com sabor de Natal

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

 Nem imagino porque uma guloseima feita com coco, ovos e açúcar se chama queijadinha. Mas o fato é que esse doce tem esse nome, pelo menos aqui em Floripa.

Adoro queijadinha com sua doçura e crocância. Nem é tão difícil assim de fazer, mas exige certa paciência pra esticar a massa e fazer a base onde é colocado o recheio. Por conta disso acaba levando um pouco de tempo.

Não é um doce que faço sempre, mas normalmente quando me animo a fazê-lo é época de Natal. Por isso mereceu destaque aqui. De certa forma esse post anuncia um pouco do clima natalino que começa a chegar aqui em casa. Pelo menos alguns ingredientes que adoro já estão na despensa.

A receita da queijadinha é feita em duas etapas: uma massa que servirá como base e ficará crocante quando assada. E um recheio doce que oferece ao paladar a mistura maravilhosa do coco com os ovos e o açúcar.

Massa:

2 colheres de manteiga

1 copo de água morna

1 pitada de fermento em pó

1 pitada de sal

Farinha de trigo suficiente para conseguir uma massa lisa e uniforme que não grude na mão.

Depois de pronta, abra a massa de forma que fique fina e ainda firme. Corte em círculos com aro ou um copo, e faça pequenas pregas, fazendo uma espécie de cesta para colocar o recheio.

Recheio:

Bata 4 ovos, 2 colheres de manteiga e 2 xícaras de açúcar. Quando ficar um creme acrescente 2 xícaras de coco.

Bote o recheio nas cestinhas e leve ao forno médio por aproximadamente 25 min. ou até ficarem dourados.

 

One Comment

  1. o nome deve ter vindo dos portugueses, vide essa barraquinha que me deparei em Lisboa : http://www.flickr.com/photos/meirielle/6502164437/in/photostream

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*