Filets com molho de salsinha e cenouras ao marsala

1

Filets com molho de salsinha e cenouras ao marsalaComo eu falei no post logo aí abaixo, comprei um filet mignon em uma boa promoção e, é claro, duas pessoas não comem um filet inteiro. Então, antes de congelar um bom pedaço, mais uma refeição carnuda: filets com molho de salsinha e cenouras ao marsala

O interessante do filet é que ele não precisa muito para se tornar um prato sensacional. E o divertido é que com pouca coisa se dá a ele personalidades diversas. Varia-se as guarnições e a refeição já é outra coisa. Isso é adorável para quem curte cozinha.

No caso o filet foi acompanhado por batatas assadas com cascas e cenouras ao marsala. E teve um molho de salsinha, só para perfumar.

Os filets

Os filets foram feitos da forma tradicional. Na frigideira com manteiga foram selados em todos os lados e, logo depois, foram para o forno bem quente para completar o cozimento. Levo a própria frigideira ao forno (se não der para retirar o cabo, envolva em papel alumínio). Depende da espessura dos filets, mas geralmente entre 10 e 15 minutos de forno são suficientes para deixar a carne ao ponto.

As batatas

Usei as batatas inglesas de casca rosada, que geralmente ficam bem firmes. Sem tirar a casca cortei em palitos, lavei em água corrente para retirar o excesso de amido, sequei com um pano de prato e coloquei numa forma onde temperei com sal, pimenta do reino moída e orégano seco. Antes do forno uma boa regada com azeite de oliva. Ficam no forno até dourarem e ficarem crocantes, o que leva uns 40 minutos.

As cenouras

Esta receita simples e impactante retirei do livro A Cozinha da Máfia, do Joe Cipola.

Corto uma cenoura grande em rodelas e refogo na manteiga até o ponto em que estejam cozidas, mas ainda crocantes. No meio do cozimento junto vinho marsala (se não tiver, use um branco seco) e, ao final, salsinha picada. Não economize na manteiga, que além de sabor ela vai dar brilho às cenouras. Sal e pimenta dão o toque final.

Acabamento

Para dar acabamento aos filets, quando os tirei do forno e coloquei nos pratos, voltei a frigideira ao fogo e, aproveitando o seu fundo, juntei salsinha picada, fazendo um molho delicado e perfumado. Uma boa colher sobre cada filet e pronto.

A combinação dos sabores ficou excelente. A intensidade do filet com perfume da salsinha confrontando o adocicado da cenoura e o salgadinho das batatas ficou tudo de bom. Sem falar nas texturas diversas que distraem o paladar.

Que tal?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui