Picanha grelhada com legumes salteados e molho de mostarda

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Adoro carnes. Grelhadas, mais ainda. A oferta de um “recorte de picanha” no supermercado me deixou mais do que intrigado, por parecer fatias da parte alta da picanha, vizinha do cochão duro. O rótulo de um frigorífico de confiança me levou a levar o pacote, mas com certa desconfiança.

De fato eram fatias da parte alta, mas ainda era picanha, com sua textura e maciez características. Ufa! O preparo foi o de sempre: Besuntar a carne com um pouco de azeite de oliva e levar para frigideira anti-derente bem quente. Depois de pronto um lado (sabe-se que está ao ponto quando começam a surgir bolinhas de suco vermelho na parte superior), vira-se e tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se o outro lado o mesmo tempo do primeiro e depois se dá uma virada rápida, só para temperar o outro lado. Pronta a picanha grelhada.

Para acompanhar a carne preparamos legumes salteados e molho de mostarda.

Legumes salteados

Escolhidos pelo critério “temos na geladeira” cortamos em pedaços batatas, abobrinha, aspargos e mini tomates italianos. Primeiro demos uma pré-cozida no vapor e depois salteamos numa frigideira com azeite de oliva e temperamos com sal, pimenta, cebolinha verde e salsinha picadas. Uns tomates cereja entraram no final, só para aquecer. Pronto.

Molho de mostarda

Numa panelinha refogamos uma colher cebola picada em manteiga e, logo que a cebola ficou transparente agregamos um colher de farinha de trigo e misturamos até virar uma papa. Fora do fogo, adicionamos leite (mexendo sempre para não fazer grumos) e voltamos ao fogo baixo até engrossar. Neste ponto sal, pimenta e nós moscada dão vida ao molho branco e duas colheres de mostarda de boa qualidade completam o sabor.

A carne ao ponto, os legumes crocantes e a presença marcante do molho de mostarda harmonizam perfeitamente. Muitos sabores e texturas numa refeição rápida, simples e nutritiva.

 

One Comment

  1. Rayana Borba says:

    Amei a decoração! Ficou lindo…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*