Sol, pão-de-ló e um dia que começa bem…

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Depois de uma semana de chuva, de um inverno bem úmido, o sol voltou a dar o ar da graça, o céu azul deixou até uma lua cheia reinar na noite de sexta-feira.

Inspirada pela lua, uma vontade de fotografar com o equipamento novo e o desejo por um bolo, fui pra cozinha preparar um doce para o café da manhã.

Estava curiosa pra fazer um curd de limão siciliano que vi no site do A Cozinha Coletiva. Experimentei. Fica realmente muito bom. Um creme delicado e de sabor intenso.  Depois de fazer o curd resolvi fazer um pão-de-ló enrolado, ou rocambole, para rechear com ele.

Neste momento recorri a uma receita fácil do Le Cordon Bleu, Todas as técnicas culinárias. O procedimento é simples, mas requer atenção. O rocambole é assado numa assadeira retangular rasa, depois é desenformado, esfriado e enrolado sobre um recheio.

Como o meu recheio era bem forte usei uma camada bem fina, foi bem adequado.

Para o pão-de-ló usei 4 ovos que foram batidos com 125 g de açúcar e uma pitada de sal numa tigela sobre uma panela com água quente até engrossar. Neste ponto tire a vasilha do calor e continue batendo até esfriar. Fica um creme grosso, aerado e bem leve. Peneire e misture aos poucos 75g de farinha de trigo.

Asse em forma retangular de 22 x 33 cm (untada e forrada com papel manteiga). O forno deve estar quente, em temperatura de 190 – 200 graus C.

Fica um bolo bem fino, não esqueça que será enrolado.

No livro fala de 4 a 5 min o tempo para assar, o meu levou um pouco mais.

Foi rápido de fazer e valeu a pena. O sabor muito intenso do limão siciliano ganhou espaço e fez uma excelente parceria com o café.

Comecei meu dia com um sol especial, fotografando e comendo bolo. Delícia!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*