Risoto de funghi e mini-tomates

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Risoto é sempre solução rápida e interessante. Este foi de funghi com mini tomates italianos. Um show de delicadeza e sabor numa noite chuvosa.

Para o caldo colocamos numa panela aparas de carne, dois talos de salsão picados, dois dentes de alho amassados, uma cebola fatiada grosseiramente, uma cenoura em rodelas, grãos de pimenta do reino, e uma colherinha de tomilho seco. Coloca-se sempre água fria e leva-se ao fogo. Depois de levantar fervura baixamos o fogo e deixamos cozinhar por uns 30 minutos, pelo menos.

Os funghis secos chilenos (um pacotinho de umas 50g) vão para um copo com água morna para hidratar. O tempo de cozimento do caldo é o mesmo da hidratação.

O risoto

Na panela antiaderente ampla (usei uma tipo wok) vai uma colher de manteiga e um fio de azeite para que a manteiga não queime. Ali entra o arroz para risoto (usei um carnaroli), que jamais se lava, para uma breve fritura até quase ficar transparente.

A primeira “inchada” do arroz se faz com vinho branco seco. Um copo é suficiente. E aí começa o cozimento propriamente dito, colocando-se uma concha de caldo por vez e mexendo sempre.

Quando o arroz estiver próximo do ponto al dente adicione os funghis e a água em que hidrataram. E siga mexendo. Quando o arroz estiver certinho desligue o fogo e passe para a fase final que chamam de “arredondar” o risoto. Junte uma colher de manteiga e uma boa quantidade de queijo parmesão ralado e mexa.

Resolvemos adicionar, no final, um punhado de mini-tomates italianos inteiros (parece tomate cereja, que também pode ser usado). Os tomates só vão aquecer. Sirva imediatamente.

O sabor fica incrível com a cremosidade do queijo e da manteiga e o toque terroso dos cogumelos. Os tomates a gente coloca inteiros na boca e pressiona até que explodam. Roubando a metáfora de alguém, digo que eles esplodem como fogos de artifício no céu da boca. Uma delícia.

 

2 Comments

  1. Adoro risoto, acho que é sempre uma boa pedida… em qualquer época. Essa receita aqui é muito boa. Abraços, Adriana.

  2. Fiz meu primeiro risoto na semana passada. Vou tentar usar suas sugestões! =D

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*