Bife a parmegiana

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Poucos pratos são tão opulentos como o bife a parmegiana. A carne empanada, o queijo derretido, o molho marcante… Tudo concorre para uma festa de sabores num prato que não se destaca exatamente pela leveza.

Gosto de fazer os bifes de filet mignon, mas no mercado aqui perto de casa só havia coxão mole. Então me esmerei no martelo de carne e abri bem quatro bifes até ter certeza que a carne estava macia. Depois vem a parte trabalhosa de empanar os bifes. Usamos o clássico milanesa: os bifes temperados com sal e pimenta passam primeiro pela farinha de trigo, depois por ovos batidos (usei dois ovos com uma pitada de sal) e, por último, na farinha de rosca.

Já tentei fazer os milanesas no forno, mas o resultado não ficou bacana, então não tem jeito, vai na fritura por imersão mesmo. Não use óleo muito quente, senão a “casquinha” vai queimar bantes que a carne fique no ponto. Deixe escorrer bem sobre papel toalha para tirar o excesso de óleo.

O MOLHO

Um molho caprichado e simples é o toque final. Numa panela refogo cebola picada (usei meia cebola grande) até ficar transparente. Entro com um dente de alho picadinho e logo uma lata de tomate pelado triturada. Adiciono um ramo farto de manjericão, corrijo sal e pimenta e deixo em fogo baixo por uns 15 minutos, mexendo às vezes. O ponto do molho é quando ele “pegou” o perfume do manjericão.

MONTAGEM

Os bifes prontos vão a uma travessa refratária bem ampla. Não é bom que fiquem amontoados. Aí uma ou duas fatias de queijo mussarela sobre cada um deles. Não economize no queijo. Depois uma concha de molho sobre cada um, também sem contenções. Por fim um punhado generoso de parmesão ralado sobre cada bife.

Leve ao forno para gratinar até que o parmesão vire aquela casquinha sensacional. Pode-se servir com arroz, macarrão na manteiga ou batatas cozidas. Eu particularmente me satisfaço só com o bife com bastante molho. E que satisfação…

 

6 Comments

  1. Olá Sônia,
    o Lua Jacaré mudou de endereço, agora é Sal e Sol.
    http://salesol.wordpress.com/

    Vai lá!
    Beijo, Lua

  2. o bife antes de montar no molho é frito
    tipo a milanesa?não entendi no preparo do bife.
    bjss.

    • Gastão Cassel says:

      Sim, Marlene. Os bifes são fritos antes serem cobertos com o molho e o queijo para gratinar.
      Obrigado por sua visita. Experimente estes bifes que eles são maravilhosos.

      Bjs

  3. Fabiana Rodigheri says:

    Olá professor.. ou cozinheiro Gastão! Adorei o blog. E as comidas então… Fotos maravilhosas, sua esposa e você realmente estão de parabéns. Na próxima vez que vier a Tapejara, pode ter certeza : vai para a cozinha!!!! rsrsrsrs
    Beijão para vocês.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*