Tortilla ou fritada de batatas

1

Tortilla ou fritada de batatasAdoramos a mistura de cebola e batatas. Vai bem com o bacalhau, numa sopa, numa torta e, como a junção perfeita, numa tortilla ou fritada de batatas.

É uma refeição que volta e meia aparece numa jantinha com uma saladinha. Além de rápida, não exige muitas habilidades.

Normalmente não uso medidas, pois vale o tamanho da fome e o número de pessoas que a partilharão.

Aqui usarei como referência a última que fiz, que serviu fartamente duas pessoas.

Modo de fazer

Usei  quatro batatas (não eram muito grandes). Descasquei e fatiei fininho. O procedimento é que a batata deve cozinhar lentamente em azeite numa frigideira funda. Para acelerar um pouco o processo, coloco as batatas fatiadas uns minutos no micro-ondas, só para ficarem pré-cozidas.

Em seguida coloco-as na frigideira  com azeite em quantidade suficiente para que todas passem por ele. Deixo que terminem de cozinhar em fogo baixo. Sal para temperar

Noutra frigideira coloquei uma cebola finamente fatiada, também no azeite, para refogar.

Numa tigela bati três ovos (grandes).

Quando a cebola e a batata estão no ponto retiro o excesso de azeite e incorporo-as aos ovos. Volta tudo para a frigideira grande untada. Incrementei com um pouquinho de bacon torradinho, sem a gordura, só para perfumar.  Finalizei com uma boa pimenta moída sobre tudo.

Esperei dourar no fogo baixo. Quando estiver firme você pode virar, com a ajuda de um prato – vira no prato e depois volta para a frigideira invertendo o lado. Ou levar ao forno com a grelha quente só  para finalizar e dourar a parte de cima.

Servi com lascas de parmesão.

Depois é só se deliciar!

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui