Ensopadinho de carne e vegetais

0

Nestes dias em que comida diferente com ingredientes sofisticados virou moda e até se faz blog sobre comida, às vezes a gente esquece do sabor daquela comidinha radicalmente caseira, que se faz com o que tem na geladeira. Aliás, a maioria das pessoas nem consegue cozinhar cotidianamente e, quando o faz, busca algo diferente.

Acho que o ensopadinho de carne com vegetais é um representante emblemático do tipicamente caseiro. Tem gostinho  de comidinha de mãe e de avó, sem pretensão nenhuma, mas com sabor inigualável. Pois foi lembrando destes sabores que resolvi fazer um ensopadinho destes.

Usei alcatra cortada em cubos (coisa de 150g, já que fiz porção para uma pessoa) e os vegetais que eu dispunha: cebola, alho, cenoura, pimentão, batata e ervilha. Abobrinha, vagens e berinjela ficariam ótimas neste prato, mas não estavam presentes no momento.

Primeiro refoguei a carne levemente enfarinhada com trigo, para ajudar na cor. Quando dourada ganhou a companhia da cebola, do pimentão e do alho. O pimentão cortado um pouco mais graúdo. Depois disto refogado veio a cenoura em cubinhos e as ervilhas congeladas (claro que passei numa água quente antes) e, por último as batatas também em cubos. Temperei com sal e molho de pimenta (Tabasco). Um toque de vinho jerez (coisa de meio cálice) ajudou a soltar o fundo da panela e ligar os sabores. Acrescentei meia lata de tomates pelados triturados e deixei cozinhar com a panela fechada. Se necessário vá colocando água aos poucos para não secar, mas não deixe muito líquido, pois queremos um ensopado encorpado.

Quando a batata ficou no ponto, com o fogo desligado veio um punhado de folhas de salsinha e hortelã picadas, para dar frescor ao conjunto. Servi só com um arroz.

Ah! Ia esquecendo de dizer que usei uma panelinha de ferro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui