Farfalle com escalopes ao malbec (o macarrão do Bernardo)

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Bernardo é um guri, quase adolescente. Mas a história de hoje é de quando ele ficou para jantar aqui em casa, tinha só uns 10 anos. Vez que outra seus pais, Felipe e Nara, deixam ele aos nossos cuidados enquanto cumprem algum compromisso. E as visitas do Bê geralmente são bem divertidas.

Foi numa noite chuvosa e fria que o Felipe trouxe ele até nossa casa. Soninha foi a uma reunião de trabalho e ficamos nós dois. Eu estava com fome e fui logo para a cozinha e preparei uma massa com carne marinada no malbec que ficou ótima. Mas no meio do preparo, percebendo que os sabores eram intensos de verdade, temi pela inadequação do cardápio para uma criança. Era um prato forte e encorpado.

Mas o Bernardo, além de divertido, é um pequeno gourmand, ou um grande comilão. O que não é o mesmo, mas dá no mesmo. E encarou como um profissional a intensidade da carne no malbec e as notas picantes do molho.

Solidário, ele sugeriu que a gente reservasse um pouco para o seu pai, quando viesse buscá-lo. Mas ao perceber que a quantidade não era tanta assim, arrematou o restinho e considerou: “Acho que ele já jantou”.

O preparo

Para experimentar o que o Bê aprovou e nós repetimos agora corte escalopes de carne macia (alcatra ou filet mignon, por exemplo), pequenas tiras pouco maiores que as que a gente usa para fazer estrogonofe. Usamos uns 300g de carne. Numa tigela tempere com sal, pimenta, um pouco de alho e vinho tinto seco em quantidade que quase cubra a carne. No caso usamos o intenso malbec argentino. Deixe marinar por cerca de 30 minutos.

Numa panela derreta um pouco de manteiga com um fio de azeite de oliva (para não queimar a manteiga) e logo junte metade de uma cebola grande picada bem miúda. Enquanto espera a cebola dourar, retire a carne da marinada e esprema com as mãos delicadamente para tirar o excesso de vinho e salpique com farinha de trigo sem economia.

Leve a carne enfarinhada para a frigideira, misture com a cebola e deixe a carne ficar bem dourada. A Cebola vai ficar muito tostada, quase queimada, mas justamente isso é o que se deseja neste caso. Quando os escalopes estiverem no ponto acrescente a marinada que sobrou. Deixe reduzir um pouquinho e adicioone salsinha picada e pronto.

Agora é só levar este molho ao encontro da massa de sua preferência (usamos farfalle, ou gravatinha), fazer a indispensável chuva de queijo parmesão e deliciar-se.

Depois de comer, sorte de quem tiver sofás bem confortáveis e uma maratona dos Simpsons na TV. Foi o que desfrutamos, eu e Bernardo, enquanto fazia frio lá fora.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*