Tornedos recheados com queijo e batatas crocantes

0

Parece que passou o pesadelo da entressafra e o preço da carne está voltando aos poucos à normalidade. Dá até para arrematar um filet. E um mignon sempre oferece boas possibilidades. O tornedo é o corte de sua parte central, aqueles cubos que a gente faz e que são excelentes para quem gosta de um bife alto e suculento.

Cortei dois tornedos e, com a faca, fiz um corte de um dos lados. Com um dedo “abri” por  dentro o pedação de carne para acomodar quatro cubinhos de queijo emental. Fechei o corte com dois palitos, untei com bom azeite os dois pedaços e coloquei-os na frigideira bem quente.

Com uma pinça grande fui virando a carne até que estivesse dourada em todos os lados. Aí temperei com uma mistura de sal grosso e pimentas preta, branca e rosa socada num pilão.

Para completar o cozimento levei a carne para o forno bem quente. Assim ele atinge o ponto certo sem ficar torrada na parte externa.

Batatas crocantes

Já falamos destas batatas aqui no blog. São uma preferência indiscutível, especialmente para acompanhar carnes. Substituem com muitas vantagens as batatas fritas e, eu acho, são mais gostosas.

A medida boa é uma batata e meia por pessoa. Elas são descascadas e cortadas em fatias finas. Lavadas para tirar o acesso de amido e secas com uma toalha. Aí, numa tigela, são temperadas com sal pimenta e ervas do seu gosto. Neste caso usei a mistura de sal grosso e pimentas socada que use na carne e mais um pouco de tomilho seco. Mas ficam ótimas com alecrim, orégano ou a erva de sua preferência.

Espalhadas em uma forma (cuide para não ficarem muito amontoadas) vão para o forno bem quente até dourarem e começarem a ficar crocante. Aí cada um escolhe o ponto que desejar: mais ou menos crocantes.

Uma cama confortável

Os turnedos foram servidos sobre uma cama de cebola e pimentão. Na própria frigideira por onde passaram os filets refoguei uma cebola em fatias e meio pimentão vermelho pequeno. Temperei com a mistura de sal e pimenta e respinguei um pouco de vinho branco seco. As cebolas não devem ficar muito moles, é bom que fiquem crocantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui