Bolo de banana e avelãs

0

bolo banana avelãs

Bolo de banana, quem não gosta?

Não importa a estação, faça sol ou faça chuva: o bolo de banana, simplesmente alegra o seu dia. No nosso caso, neste dia, chovia muito.

A escolha por fazer bolo de banana sempre é definida pela facilidade e pela presença da fruta na fruteira. Somos fãs. Outro ponto que favorece é que, ao menos em Florianópolis, é uma das frutas orgânicas mais fáceis de achar.

Neste dia, tinha também avelãs em casa, por isso acrescentei a massa para dar um toque.  Foi uma boa combinação. O bolo ficou lindo e delicioso.

Bora fazer?

bolo banana avelãs

Ingredientes para o bolo:

  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar (usei demerara)
  • 3 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • ¾ de xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 2 colheres (sopa) avelãs trituradas (opcional)

Modo de fazer

Bata a manteiga com o açúcar até fazer um creme. Acrescente os ovos inteiros, um a um batendo bem para incorporar. Em seguida, coloque a farinha peneirada aos poucos, intercalando com o leite. Por fim, acrescente o fermento. Coloquei as avelãs trituradas na massa do bolo.

Recheio de banana

Usei duas bananas (que aqui chamamos de branca) , 2 colheres (sobremesa) de açúcar demerara e canela em pó. Amassei a banana e misturei os outros ingredientes.

Para montar o bolo

Coloque metade da receita numa assadeira untada. Distribua o recheio de banana. Coloque o restante da massa. Leve ao forno preaquecido a 180º C. por aproximadamente 25 min.

Este bolo é um excelente acompanhamento para o café da tarde ou o café da manhã.

Veja aqui e aqui outros bolos.

bolo-banana-caseiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui