Muffins de chocolate branco

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Sempre que passo o dia em casa trabalhando, sim meu escritório, home office ou laboratório, ou seja lá qual for o nome… é em casa, acabo na cozinha preparando algo rápido para diluir o cansaço de ficar horas na frente no computador tratando imagens.

Nesta terça-feira não foi diferente. Depois de muitas fotos e na pausa para planejar  a produção do dia seguinte, resolvi fazer os bolinhos que precisaria para uma cena de piquenique. Sim eu sou perfeccionista no meu trabalho!

O critério da escolha da receita foi: rapidez no preparo e que eu tivesse em casa todos os ingredientes. A receita escolhida: muffins de chocolate branco.

Não podia ser mais fácil de preparar e ficou mais gostoso do que eu esperava. Tivemos que resistir a tentação pra sobrar bolinho pras fotos.

Normalmente acho chocolate branco muito doce, por isso é bem raro usar, mas nesses muffins as raspas de limão e o uso do açúcar demerara fizeram um bom contraponto. As amêndoas ajudaram e contrastaram como pontinhos crocantes. Muito bom.

Fiz a metade da receita e rendeu onze bolinhos.

Para fazê-los usei:

375 g de farinha (a receita é de um livro da Le Cordon Bleu – Portugal, e recomenda farinha com fermento. Como não uso esse tipo de farinha, acrescentei o fermento e o bicarbonato)

125 g de açúcar granulado fino (usei demerara)

200 g de chocolate branco picado

1 colher (sobremesa) de fermento para bolo

1 colher (chá) bicarbonato

2 ovos

375 ml de leite

2 colheres (chá) de raspas de limão

160 g de manteiga sem sal derretida

45 g de amêndoas em lascas

Preaqueça o forno a 210 graus C. Unte um tabuleiro para muffins com óleo ou manteiga.

Numa tigela peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e misture com o açúcar e o chocolate fazendo uma cova no centro.

Noutro recipiente bata os ovos com leite e as raspas de limão. Derrame a mistura na cova feita com os ingredientes secos. Acrescente a  manteiga derretida e, com uma colher, mexa  até que os ingredientes se misturem. Não mexa demasiado – a mistura deverá ficar com grumos.

Encha as forminhas com a massa até cerca de ¾ . Espalhe por cima as lascas de amêndoas. Leve ao forno por aproximadamente 25 min. ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo.

Deixe os muffins uns cinco minutos na forma antes de desenformar. Depois é só se deliciar.

Gosto de comer muffins no mesmo dia, nesse período acho o sabor mais intenso.

 

2 Comments

  1. Pelo visto esse chá foi bem inglês e romântico. Vocês, Gastão e Soninha, são demais!!!

  2. Olá, é a minha primeira visita aqui ao blog, que fotografias lindas! Vou voltar mais vezes.
    excelente fim-de-semana

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*