Clafoutis de abobrinha para alegrar o almoço

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Abobrinha linda na geladeira pedindo pra ser comida. Potinho lindo que ganhei das queridas Audrey e Olga pedindo pra ser fotografado… Resultado: clafoutis para o almoço.

Embora tenha esse nome complicado com jeito de muito chique, esta gostosura de origem francesa é bem fácil de fazer.

É uma comida que está entre a omelete e o suflê. Sim é possível!

Pode ser feito numa única refratária ou servido individualmente em ramequins ou qualquer potinho que possa ir ao forno.

A receita pesquisei lá no La Cucinetta.

Cortei uma abobrinha italiana (grande) em cubos de aproximadamente 2 cm. Refoguei num fio de azeite de oliva com um dente de alho picadinho, por uns 10 min. Soltou um pouquinho de água e ficou com aparência  de cozida mas crocante. Fiz uma correção de sal e reservei.

Numa tigela bati 4 ovos, acrescentei 50ml de leite, 70 g queijo pecorino ralado, um punhado de manjericão fresco picado, 1 colher (sopa) de farinha de trigo peneirada. Acrescentei a abobrinha temperei com sal e pimenta moída na hora. Distribuí a mistura nos ramequins e levei ao forno preaquecido (200 graus C.) por aproximadamente 30 min. Os clafoutis ficam firmes e dourados.

Depois é só servir e se deliciar.

Valeu o almoço e valeu a foto, confesso que feita às pressas pois o cheiro estava delicioso e o almoço servido não podia esperar.

 

One Comment

  1. mauro passos says:

    Caríssimos Gastão e Soninha,

    parabéns o blog está maravilhoso. Esse tal “clafoutis” deve ser muito bom. Para quem adora abobrinha logo…. logo vou me encontrar com ele. Abs e um bom final de semana.

    Mauro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*